Mercado da carne bovina em 2002 e 2003
14 de setembro de 2002
Norte-americanos poderão consumir leite e carne de animais clonados
17 de setembro de 2002

Meira Fernandes investe na pecuária de ciclo curto

Há mais de 20 anos na pecuária bovina, a empresa Meira Fernandes encontrou na raça Pardo-Suíço Corte a solução para o cruzamento industrial a campo. Em suas unidades de produção- em Buri (SP) e Jardim (MS), a Meira Fernandes Agrobusiness conseguiu eliminar a fase de recria e abater animais super-precoces, com idade média de 13 meses.

“Isso está sendo possível graças ao Braunvieh Original, que alia alta produtividade, rusticidade e qualidade de carne”, destaca o sócio da empresa Donzinete Meira Fernandes, que antes de utilizar o Pardo-Suíço Corte havia testado, sem sucesso, a eficiência de várias outras raças européias no trabalho a campo.

Na última estação de monta, por exemplo, com duração de 100 dias, a empresa conseguiu em sua fazenda de Jardim (MS), índice de prenhez de 92% em novilhas meio-sangue (Nelore x Braunvieh) de 12/ 14 meses de idade, totalmente a campo.

Além de precocidade sexual, o Pardo-Suíço Corte se destaca também pela excelente habilidade materna. Na Meira Fernandes, os bezerros são desmamados aos oito meses pesando de 250 a 260 kg e as fêmeas com peso variando de 230 a 240 kg, totalmente a pasto, sem creep feeding. Se considerada a média nacional, o incremento é de em média 60%. Na pecuária de corte, desmamar bezerros pesados é um passo decisivo para encurtar o ciclo de abate.

Os primeiros exemplares da raça chegaram ao Brasil em 1908. No começo, a seleção era voltada à produção de leite. Só na década de 90, o Pardo-Suíço começou a ser selecionado para corte. A Meira Fernandes participou de todas as importações do México e hoje detém o maior rebanho de Braunvieh Original no Brasil.

Além de produzir touros para atender a demanda de suas fazendas, Donizete Meira Fernandes decidiu democratizar a genética do Pardo-Suíço Corte com os criadores brasileiros. A empresa oferta reprodutores na fazenda e tem touros em coleta de sêmen nas centrais ABS Pecplan e Lagoa da Serra e ainda em sua unidade de Buri (SP).

“Por experiência própria, constatamos que a raça é a mais importante ferramenta na produção de carne a baixo custo, e esse é um fator imprescindível para obter sucesso na pecuária de corte”, assinalou o empresário.

Fonte: Bureau de Comunicação e Produção

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress