Principais indicadores do mercado do boi – 26-04-2016
26 de abril de 2016
Pecuaristas do Texas lançam vídeo sobre “Família Pecuária”
26 de abril de 2016

Meditação e corrida: um tratamento para depressão

Embora estudos anteriores tenham mostrado que exercícios aeróbicos e meditação podem impactar na saúde mental, um estudo publicado no mês passado no Translational Psychiatry combinou as duas atividades.

“Os pesquisadores sabem há um tempo que ambas as atividades isoladas podem ajudar com a depressão”, disse a professora de ciência do exercício de Rutgers e co-autora do estudo, Tracey Shors. “Porém, esse estudo sugere que quando feitos juntos, há uma melhora impressionante nos sintomas depressivos junto com aumentos na atividade cerebral sincronizada”.

O estudo incluiu 52 participantes – 22 diagnosticados com depressão. Por oito semanas, os voluntários meditaram por 30 minutos e completaram 30 minutos de exercícios aeróbicos duas vezes por semana. Os pesquisadores testaram sua capacidade de concentração e humor antes e depois de oito semanas de treinamento.

Os 22 participantes com depressão reportaram uma redução de 40% em seus sintomas. Os outros indivíduos do estudo sem um diagnóstico de depressão também reportaram uma redução nos pensamentos reflexivos, ansiedade e melhora geral na motivação.

Brandon Alderman, autor líder do estudo, levantou a hipótese de que a meditação e a corrida, juntos, podem fortalecer os mecanismos neurais do cérebro. “Nós sabemos de estudos animais que a aprendizagem esforçada, como a envolvida na aprendizagem de como meditar, encoraja novos neurônios a maturar” no hipocampo. Então, enquanto o exercício provavelmente aumenta o número de novas células cerebrais no hipocampo de cada voluntário, a meditação pode ter ajudado a manter mais desses neurônios vivos e funcionando do que se a pessoa não meditasse.

Como esse foi um estudo pequeno, ainda é necessário ver se essas melhoras são sustentadas.

Fonte: http://www.mindful.org, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

4 Comments

  1. Altair José Fontana disse:

    Concordo plenamente com a reportagem. A saúde psíquica move nosso corpo. Os momentos de meditação com respiração profunda oxigena nosso organismo e ao mesmo tempo acalma nossos pensamentos acelerados. Pois vivemos num mundo onde tudo parece ser acelerado e as mudanças acontecem de forma rápida. Nossas emoções precisam ser controladas e bem resolvidas. Por exemplo, minha atividade diária poderia me levar ao stress “ministrar aulas”, mas faço seguidamente momentos de silêncio com exercícios respiratórios. Junto a isso prática de academia, corridas, caminhadas e futebol. O conjunto das atividades nos torna melhores emocionalmente e encarrar o dia com mais disposição. Podemos, não importa a idade fazer alguma atividade física nos protegendo de muitas doenças como depressão, stress e doenças do coração, controle do colesterol entre outras. Por mais ocupado que a pessoa esteja sempre tem que encontrar momentos para atividade. Tudo isso, combinado a uma alimentação equilibrada, com redução de açúcares, sal e gorduras trans os resultados serão muito satisfatórios. Quem não gosta de atividades físicas é difícil começar, mas em pouco tempo torna-se um hábito e aí não para mais e a qualidade de vida melhora significativamente.

    • Bernadete Barata de Morais disse:

      Bom dia a todos e todas !

      Também concordo plenamente com essa tese milagrosa, foi através desas atividades , que consegui meu equilíbrio , espiritual, físico e mental.
      Mudar hábitos de vida do passado não é fácil, mas não é impossível, é só começar trocando os alimentos convencionais por alimentos sem agrotóxicos e sem aditivos químicos, de preferencia orgânicos.

      Pelo menos a noite na hora de dormir , respire 21 verses , inspire e expire , prendendo o ar nos pulmões e soltando o ar lentamente , promovendo uma desintoxicação lenta e harmoniosa.

  2. Eduardo Hara disse:

    Já fiz o curso de meditação transcendental e realmente é uma prática que consegue acalmar o “tsunami” interior, também sou praticante de corrida de rua há 8 anos. Ambas atividades tem benefícios, na corrida eu consigo resolver meus problemas e achar soluções durante os treinos, pois na dinâmica do movimento, o seu corpo dá um sinal para o cérebro que você também tem que “correr atrás de soluções” é o corpo influenciando a mente.
    Já a meditação é o corpo estático que acalma a mente (pensamentos), o que é muito difícil, quem iniciou a prática da meditação sabe que ficar 1minuto sem pensar em nada é quase impossível!
    Esta pauta é muito boa e gera muitas discussões, parabéns pela sua escolha.

  3. Eduardo disse:

    Concordo.assino em baixo em tudo que foi publicado.parabens

plugins premium WordPress