Sem mudanças,produção sustentável alimentaria somente 3,4 bi de pessoas
31 de janeiro de 2020
Governo lança proposta para fiscalização por autocontrole
31 de janeiro de 2020

Medida pode atenuar déficit de auditores agropecuários

A implementação da fiscalização por autocontrole pode amenizar o déficit de auditores e o baixo orçamento da defesa agropecuária. Neste ano, a área conta com R$ 234 milhões reservados.

Em relatório, o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou uma defasagem de 1,5 mil servidores. Hoje, 2,5 mil estão em atividade, segundo o Anffa, sindicato da categoria. Em 2000, o efetivo era de 4 mil. Outra preocupação é com as aposentadorias: 36% dos auditores têm mais de 50 anos e 17% estão aptos a deixar o serviço.

“Não houve reposição e a categoria envelheceu. É difícil o Estado ter um sistema idêntico ao que tinha há 30 anos. Há que se pensar em um sistema que tenha participação privada, mas não vemos essa discussão a longo prazo”, disse o auditor Antônio Andrade.

O Ministério da Agricultura admite a defasagem e a necessidade de reforço – também justificada pela abertura de novos mercados -, mas trava na necessidade de enxugar a máquina pública. “Estamos usando alterações de metodologias e procedimentos para ter ganho de produtividade com a força de trabalho reduzida”, explicou o secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress