Enipec apresenta soluções para a pecuária
9 de maio de 2006
MS exporta 76,8% menos carne bovina no quadrimestre
11 de maio de 2006

MDIC: reflexo da crise não é visível nas exportações

Em palestra proferida ontem, no terceiro dia de encontros do Enipec, a diretora do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (MDIC) mostrou um panorama das exportações no País e o trabalho que a pasta vem desenvolvendo para evitar problemas futuros à balança comercial.

“Sabemos que houve queda na produção de aproximadamente 20%, mas o reflexo disso nas exportações ainda não é visível. Por isso a crise atual não está nas nossas cabeças. Mas antecipadamente estamos nos preocupando e buscando providências preventivas”, diz a diretora do Departamento das Indústrias Intensivas em Mão-de-Obra e Recursos Naturais do MDIC, Aneli Dacás Franzmann.

E mesmo destacando que a falada crise do agronegócio ainda não se traduziu nas exportações, ela lembra que para os levantamentos do mês de maio, que são divulgados nos primeiros dias de junho, há uma certa expectativa. “É preciso destacar que as exportações feitas agora foram negociadas antes. Por isso talvez ainda não haja reflexos. Tudo é parte de contratos que devem ser cumpridos”, explica.

De acordo com Aneli, uma das atuações do MDIC foi criar o Fórum de Competitividade da Cadeia de Indústria de Carnes. “Na possibilidade de crise, estamos discutindo como a indústria vai se preparar”. A reportagem é do Diário de Cuiabá.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress