Mercado Físico da Vaca – 13/10/09
13 de outubro de 2009
Mercados Futuros – 14/10/09
15 de outubro de 2009

MDA e Incra rebatem dados sobre assentamentos

Após a divulgação da pesquisa feita pelo Ibope sobre os assentamentos rurais consolidados da reforma agrária, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, se pronunciou, rebatendo os resultados. "Nunca os assentados tiveram tanto volume de crédito e de forma tão adequada à implantação dos assentamentos", falou. Segundo o presidente do Incra, Holf Rackbart, "os assentamentos produzem muito. Essa pesquisa, no meu entender, tem o objetivo de desqualificar a reforma agrária e, na minha opinião, não reflete uma amostra da realidade dos assentamentos da agricultura familiar no Brasil", afirmou.

Antes de conhecer o resultado oficial da pesquisa feita pelo Ibope sobre os assentamentos rurais consolidados da reforma agrária (encomendada pela CNA), mas numa clara antecipação às críticas dos ruralistas, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, afirmou durante audiência pública realizada na manhã de ontem (13), no Senado, que a agricultura familiar é mais produtiva que outras as modalidades de agricultura.

Na audiência, Cassel argumentou que, do ponto de vista econômico, o Censo Agropecuário de 2006 comprovou a eficiência da agricultura familiar, que responde atualmente pela maioria dos alimentos que abastecem o país, apesar de ocupar menos de 25% da área agricultável. Segundo dados do IBGE, a produção familiar lidera a produção de mandioca, feijão, leite, aves e suínos. Para além disso, disse Cassel, essa modelo de produção agrícola responde por 74,4% do pessoal ocupado no meio rural, o que significa mais de 12 milhões de trabalhadores.

Após a divulgação da pesquisa do Ibope, o ministro se pronunciou, rebatendo os dados apresentados. “Nunca os assentados tiveram tanto volume de crédito e de forma tão adequada à implantação dos assentamentos. Não temos nenhum problema relativo a isto”, falou.

O presidente do Incra, Holf Rackbart, também comentou os resultados da pesquisa. “Os assentamentos produzem muito. Essa pesquisa, no meu entender, tem o objetivo de desqualificar a reforma agrária e, na minha opinião, não reflete uma amostra da realidade dos assentamentos da agricultura familiar no Brasil. São mais de um milhão de famílias que vivem. Só mil foram entrevistadas”, concluiu.

Rackbart rebateu principalmente a conclusão da pesquisa de que 72,3% dos assentamentos avaliados não geram renda com a produção, dos quais 37% não produzem nada. “É totalmente equivocado pegar o dado de produção para questionar a reforma agrária porque estamos falando de um universo de pessoas excluídas”, afirmou.

O presidente do Incra disse ainda que o governo está realizando um levantamento para identificar a produção nos assentamentos. O estudo deve ficar pronto até o fim do ano.

As informações são do Estado Online e do Globo Rural, adaptadas e resumidas pela Equipe AgriPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress