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McDonald’s tenta enfrentar crise com hambúrguer ‘gourmet’ acessível

Com a frequência aos restaurantes em queda devido à crise econômica, o McDonald’s vem conseguindo manter as vendas graças a uma estratégia de vender hambúrgueres “gourmet” acessíveis.

Ingredientes como cogumelos, mostarda dijon e pão brioche garantem a aura de sofisticação de sanduíches como o Clubhouse e o Mushroom Dijon, que acaba de ser lançado, da linha Signature. Os lanches, dentro dos combos com refrigerante e batata frita, são comercializados por volta de R$ 30.

mcdonalds

A lanchonete se inspirou na proliferação de hamburguerias gourmet e food trucks, diz Roberto Gnypek, vice-presidente de marketing da Arcos Dorados no Brasil.  Com a crise apertando os bolsos, os lançamentos do McDonald’s se tornaram uma opção acessível para este público.

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A estratégia resultou em aumento do tíquete médio (gasto do cliente a cada visita) nas lanchonetes, o que compensou em parte a redução da frequência aos restaurantes.  A frequência cai porque, sem dinheiro no bolso, o consumidor sai menos de casa. Em média, o cliente do McDonald’s vai à lanchonete pouco mais de duas vezes por mês.

Na outra ponta, os lanches em promoção, como o Quarterão em dobro (dois sanduíches pelo preço de um) e os sanduíches por R$ 6, também seguem atraindo os clientes que querem gastar bem pouco.

O balanço da Arcos Dorados no primeiro trimestre mostra o sucesso da estratégia, com aumento de 8,2% nas receitas em moeda local na comparação com o mesmo período de 2015. O resultado positivo, porém, foi anulado pela depreciação de 36% do real, que fez com que, em dólar, o faturamento do grupo no Brasil despencasse 21,1%.

Fonte: Folha de São Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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