Novacki reforça na FAO compromisso da agricultura brasileira com a preservação ambiental
4 de outubro de 2016
Buenos Aires receberá um campeonato nacional de churrasco
4 de outubro de 2016

McDonald’s pretende crescer na China ampliando franquias

O diretor-presidente do McDonald’s Corp., Steve Easterbrook, em sua meta de simplificar a empresa e impulsionar os lucros, está apostando em um mercado onde ele pode fazer algo grande e rápido: a China.

A rede americana de fast-food, que tem sede em Oak Brooks, em Illinois, está arquitetando um acordo para tornar o império de 2,2 mil lanchonetes McDonald’s no país asiático – 65% das quais ela é proprietária e operadora – em uma máquina de dinheiro por meio de franquias. A iniciativa, para a qual um parceiro pode ser escolhido antes do fim do ano, deve captar entre US$ 1,5 bilhão e US$ 2 bilhões dos investidores logo de entrada, dizem pessoas a par do assunto.

O McDonald’s também ficaria com algo entre 5% a 7% das vendas durante os 20 anos de duração do acordo. Ele manteria uma fatia minoritária nessas lojas chinesas, ao mesmo tempo em que cortaria seus custos operacionais e preservaria capital.

“Nas cidades do segundo nível, queremos acelerar, e um parceiro local teria sabedoria mais local e mais recursos locais”, disse Phyllis Cheung, líder executiva do McDonald’s na China, em entrevista ao The Wall Street Journal. “A ideia das franquias é justamente ter mais flexibilidade e velocidade para se chegar ao mercado – e estar mais capacitado para atender às necessidades dos consumidores.”

Ao menos seis candidatos mostraram interesse no negócio de franquias com o McDonald’s na China, incluindo os gigantes americanos de private-equity Carlyle Group LP, TPG e Bain Capital LLC, segundo pessoas a par do negócio.

O McDonald’s também estuda fazer um acordo parecido com investidores externos na Coreia do Sul.

Na China e em Hong Kong, o McDonald’s está pedindo que seu potencial parceiro assuma os mais de 1.400 restaurantes de propriedade da empresa e construa outras 1.300 lojas.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress