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McDonald´s aposta em crescimento no Brasil

Ao avançar em cidades de médio porte e entre as classes C e D, o McDonald´s acelerou seu processo de expansão no Brasil. A rede chega essa semana a 600ª unidade, após 31 anos de operação no País, com a abertura de uma loja em Piracicaba, no interior paulista. "Estamos retomando o ritmo de inaugurações do fim da década de 90", afirma o presidente da Arcos Dourados Brasil, Marcelo Rabach, empresa que opera a marca McDonald´s na América Latina.

Ao avançar em cidades de médio porte e entre as classes C e D, o McDonald´s acelerou seu processo de expansão no Brasil. A rede chega essa semana a 600ª unidade, após 31 anos de operação no País, com a abertura de uma loja em Piracicaba, no interior paulista. “Estamos retomando o ritmo de inaugurações do fim da década de 90”, afirma o presidente da Arcos Dourados Brasil, Marcelo Rabach, empresa que opera a marca McDonald´s na América Latina.

A rede de franquias já inaugurou 25 unidades em 2010, número que supera as aberturas de 2008 (20) e 2009 (22). Segundo Rabach, pelo menos mais três inaugurações estão garantidas até o fim do ano. “Temos muitas inaugurações previstas para dezembro, mas vamos aguardar para ver se não ocorrerá atrasos no cronograma”, pondera Rabach.

No ano passado, o McDonald´s cresceu 4,5% sobre 2008, atingindo faturamento bruto de R$ 3,45 bilhões. Este desempenho ficou abaixo do observado pelo setor como um todo no período, que avançou 21,8%, para R$ 10,9 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Mesmo assim, a empresa mantém a liderança no ranking das franquias no Brasil.

Apesar de a rede ser focada em cidades na faixa de 100 mil habitantes, onde consegue atrair o fluxo de clientes de municípios vizinhos, Rabach ressalta que pontos de venda nas grandes capitais são avaliados constantemente. “Buscamos oportunidades em todas as regiões do Brasil”, ressalta.

A razão para desbravar novos mercados está na ascensão ao consumo das classes C e D nos últimos anos. Para absorver estes clientes, a empresa reformulou seu cardápio, que agora tem refeições mais populares, com preços que de R$ 3 a R$ 5. “Nossos produtos estão mais atrativos para acompanhar o crescimento da alimentação fora do lar”, explica Rabach.

A matéria é de Rodrigo Petry, publicada no jornal O Estado de S.Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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