Proteínas: saiba qual é a quantidade ideal de consumo
19 de junho de 2018
Start-up húngara cria aplicativo inovador para pesagem de gado
19 de junho de 2018

Mato Grosso produziu 310,33 mil toneladas de carne bovina no primeiro trimestre

Elas: Na última quinta-feira (14/06/18), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados de produção de carcaça bovina do 1o trimestre de 2018. O Estado de Mato Grosso produziu 310,33 mil toneladas de proteína bovina nesse período, queda de 12,23% em relação ao 4o trimestre de 2017 e um avanço de 9,54% se comparado ao 1o trimestre de 2017. Ainda que todas as categorias animais (bois, vacas, novilhos e novilhas) tenham registrado evolução no total produzido no comparativo anual, o desta-que maior é das vacas (fêmeas com mais de 24 meses), que aumentaram o montante de proteína produzido em 12,85% e atingiram a maior participação na produção total dos últimos cinco anos, sendo responsáveis por 32,06% do total produzido. Com o descarte de fêmeas ainda acontecendo durante o 2o trimestre de 2018, a movimentação descrita poderá ser observada novamente neste período.

Observações:
8 – Considera-se para o cálculo do equivalente físico do boi gordo um animal de 17 arrobas ou 255 quilogramas de carcaça; 49% do peso advém do traseiro com osso, 39% do dianteiro com osso e 12% da ponta de agulha, todos os cortes com osso no atacado.
9 – Consideram-se para o cálculo equivalente físico do boi gordo + couro/sebo os pesos dos cortes cárneos com osso e o peso do couro e sebo obtido no abate de um bovino.
10 – Consideram-se para o cálculo equivalente físico do boi gordo + couro/sebo + subprodutos o peso dos cortes cárneos com osso no atacado, o peso do couro e sebo e os pesos dos subprodutos da indústria.
11 – Consideram-se para o cálculo equivalente dos cortes desossados + couro/sebo + subprodutos o peso dos cortes cárneos desossados no atacado, o peso do couro e sebo e o peso dos subprodutos da indústria.
12 – Para o cálculo da relação de troca entre o boi gordo e o bezerro de 12 meses considera-se um boi gordo de 17 arrobas.

Fonte: Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress