Mapa lança serviço automatizado para requerimento de defesa de beneficiários bloqueados no Garantia-Safra
14 de julho de 2020
Agências da ONU recomendam profundas mudanças nos sistemas alimentares dos países
14 de julho de 2020

Mato Grosso obtém primeiro reconhecimento de equivalência ao Sistema de Inspeção de Insumos Pecuários

O serviço de inspeção e fiscalização de insumos pecuários do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) é o primeiro no país a obter o reconhecimento de sua equivalência e adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Pecuários (Sisbi-PEC), concedido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O reconhecimento está na Portaria nº 116, publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (13).

O Sisbi-PEC faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção e fiscalização de insumos pecuários, executados pelos entes partícipes do sistema, para assegurar a inocuidade, a identidade e a qualidade dos insumos utilizados na pecuária brasileira.

Com a adesão, o serviço oficial amplia sua capilaridade e capacidade de fiscalização, onde o Indea-MT ganha maior autonomia e se habilita a pleitear ao Mapa transferências de recursos para fortalecimento desse trabalho. As revendas de insumos pecuários e prestadores de serviços para reprodução animal ganham celeridade nas autorizações necessárias para o funcionamento regular. Por sua vez, os pecuaristas podem esperar maior segurança quanto à manutenção dos produtos ofertados no comércio.

O processo para reconhecimento do serviço de inspeção e fiscalização de insumos pecuários exigiu um trabalho conjunto realizado pelas equipes dos Departamentos de Suporte e Normas, de Inspeção de Produtos de Origem Animal, e de Saúde Animal, com permanente interação com a Divisão de Defesa Agropecuária, na Superintendência Federal de Agricultura do Mato Grosso e o Indea-MT.

“Este é um passo muito importante para manter e ampliar a competitividade dos insumos pecuários e proteger os processos produtivos dos produtos de origem animal brasileiro. Trabalharemos para alcançar a adesão de todos entes estaduais”, diz o secretário substituto de Defesa Agropecuária, Márcio Rezende.

Fonte: Mapa.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress