GERAR CORTE analisa dados de mais de 1 milhão de protocolos de IATF/TETF na estação de monta 2016/2017
19 de julho de 2017
Marfrig reafirma compromisso de não comprar gado no Bioma Amazônia
19 de julho de 2017

Mato Grosso do Sul abre bateria de encontros do GERAR CORTE 2017

O Mato Grosso do Sul, que possui o quarto maior rebanho bovino do Brasil, com mais de 21 milhões de cabeças, será o primeiro Estado a promover a reunião do seleto grupo de técnicos do GERAR CORTE 2017, evento itinerante que percorrerá este ano sete regiões do País – além de MS, RS, MT, SP, DF, MA e BH.

“O nosso encontro tem como principal objetivo debater estratégias que visam melhorar os índices zootécnicos relacionados à eficiência reprodutiva, a partir do uso de tecnologias e de ferramentas como a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e a TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo)”, informa o médico veterinário José Luiz Moraes Vasconcelos, o professor Zequinha, da FMVZ-UNESP Botucatu-SP, universidade parceira do GERAR desde a criação do projeto, em 2006, e responsável pelas análises dos dados reprodutivos das fazendas assistidas pelos 250 técnicos integrantes do Grupo.

A reunião será realizada entre 20 e 22 de julho, em Bonito, na sala de eventos do Hotel Zagaia Eco Resort. São esperados 90 participantes, entre veterinários do GERAR que atuam em fazendas de gado de corte do Mato Grosso do Sul, além de convidados que irão palestrar sobre diferentes temas relevantes à bovinocultura de corte. Também estarão presentes alguns pecuaristas e/ou representantes de fazendas da região que se destacaram no ranking dos melhores índices em IATF do GERAR 2017.

No primeiro dia de reunião, os participantes irão receber em primeira mão os dados nacionais de protocolos de IATF e TETF realizados na última estação de monta (2016/2017), além do relatório específico das fazendas assistidas pelos técnicos do GERAR no Mato Grosso do Sul. “Na estação de monta passada, o GERAR MS recebeu 119.240 dados de IATF- e TETF de técnicos da região, o que representou o mais que o dobro de dados enviados na temporada anterior, de 56.941”, adianta enfatiza Izaias Claro Junior, Coordenador de Serviços Técnicos – Bovinos da Zoetis.

Com o acréscimo dos dados da última estação de monta, o GERAR CORTE completou dez anos compilando resultados de protocolos de IATF e TETF, resultando num acervo de informações acima de 4 milhões de animais reunidos desde 2007 – o GRUPO surgiu em 2006, mas começou a coletar os dados de campo no ano seguinte. “Atualmente, de cada quatro matrizes inseridas em protocolos de IATF no Brasil, uma é inseminada por um técnico integrante do GERAR CORTE”, contabiliza Mauro Meneghetti, Gerente da Linha de Cria – Bovinos da Zoetis, empresa incentivadora e apoiadora do GERAR.

O evento deste ano seguirá o modelo consagrado das reuniões anteriores do GERAR. Durante as apresentações dos dados da última estação de monta, o professor Zequinha, mediador de todos os encontros, estimulará a troca de informações e experiências entre os veterinários de campo, um debate que certamente resultará em melhorias dos manejos reprodutivos a serem efetuados na temporada seguinte.

Após a apresentação dos dados da estação de monta 2016/2017 e a rodada de debates, o público presente acompanhará, no segundo dia de reunião, uma série de palestras sobre diferentes temas. Os palestrantes convidados para a reunião de Bonito são: Cássio Rodrigues, consultor da Exagro; a zootecnista e analista de mercado Renata Fernandes, da Zoetis; e o médico veterinário Guilherme Pugliesi, professor da FMVZ/USP.

Fonte: Zoetis.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress