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Marfrig: plano para Seara é agregar valor e aumentar preços para recuperar maus resultados

Ao mesmo tempo em que é o maior problema do grupo, a Seara também representa sua maior oportunidade. É com esse negócio que Rial poderia reduzir a participação das commodities e elevar os lucros. "O coração da estratégia é gerar valor".

No dia 4 de dezembro, Sergio Rial assinou o livro de encerramento da oferta de ações do Marfrig no escritório do Merrill Lynch em Nova York e assumirá a presidência da empresa no início de 2014. Rial era observado por Caio Melo, superintendente de mercado de capitais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que acompanhou o evento.

Sob o olhar atento do BNDES, que vem avalizando todas as decisões estratégicas, o Marfrig profissionalizou a gestão e conseguiu R$ 2,3 bilhões no mercado. Com os recursos, que resolvem as dívidas de curto prazo nos próximos dois anos, a companhia ganhou uma trégua dos credores e dos investidores, que vinham castigando a empresa. Desde o auge, em janeiro de 2010, o valor de mercado do Marfrig, fundado pelo empresário Marcos Molina, caiu de R$ 8,2 bilhões para os atuais R$ 4,8 bilhões. Antes das captações, o endividamento total da empresa atingiu R$ 12 bilhões no terceiro trimestre de 2012, resultado de 42 aquisições feitas em cinco anos, sem gerar as sinergias esperadas.

Rial tem de aproveitar a janela de oportunidade que surgiu para fazer a companhia deslanchar. O maior desafio do executivo está na operação da Seara, negócio de carnes processadas adquirido há quatro anos e que representa quase 70% da receita do grupo. Hoje, a Seara tem margens menores que a concorrente BRF e é a única responsável pela queima de caixa do Marfrig – as outras operações, Keystone (EUA), Moy Park (Europa) e bovinos (Brasil e América do Sul) contribuem positivamente para o caixa da empresa.

Ao mesmo tempo em que é o maior problema do grupo, a Seara também representa sua maior oportunidade. É com esse negócio que Rial poderia reduzir a participação das commodities e elevar os lucros. ?O coração da estratégia é gerar valor.

O plano de Rial é elevar os preços dos produtos da Seara, reduzindo a distância da marca líder Sadia, da BRF. Hoje, a diferença chega a 15%, e ele quer trazer para um dígito. Também faz parte da estratégia reduzir o número de itens no portfólio e ampliar a distribuição dos atuais 70 mil pontos de venda para 100 mil, mirando o interior do País.

Fonte:  jornal O Estado de S.Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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