McDonald’s da Austrália lança hambúrguer de Wagyu
28 de março de 2018
Decisão da Justiça em caso de IR pode ter reflexo no quadro societário da JBS
28 de março de 2018

Marfrig Global Foods registra crescimento anual de 24% no Ebitda do quarto trimestre

A Marfrig Global Foods apresentou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seu resultado fiscal referente ao quarto trimestre de 2017. A receita líquida total atingiu 5,3 bilhões de reais,uma alta de 8% em relação ao mesmo período de 2016.

As vendas em volume cresceram 11%, enquanto o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) consolidado ajustado foi de 493 milhões de reais, com margem de 9,3%. Isso significou um crescimento no Ebitda de 24% quando comparado ao resultado do quarto trimestre de 2016.

O lucro bruto consolidado chegou a 638 milhões de reais – 21% superior ao registrado no último trimestre de 2016. E o prejuízo líquido no período foi de 7,5 milhões de reais – o menor registrado desde 2015.

No consolidado de 2017, a Companhia apresentou uma receita líquida de 19 bilhões de reais, 1,3% menor em relação a 2016. O lucro bruto foi de 2,2 bilhões de reais, 2,6% superior ao registrado no período anterior.

A margem bruta foi de 12% – uma evolução de 50 pbs e o Ebitda consolidado ajustado anual atingiu 1,7 bilhão de reais, crescimento de 5,8% em relação a 2016. No ano passado, a Marfrig teve um prejuízo líquido de 461 milhões de reais – uma redução de 33% em relação ao exercício anterior.

A evolução dos indicadores financeiros é fruto, entre outros fatores, da estratégia de expansão da produção da divisão Beef, responsável pela produção de carne bovina no Brasil, Uruguai e Chile.

No segundo semestre do ano passado, diante de um cenário de ciclo positivo do boi e da recuperação gradual do poder de compra no mercado brasileiro, a Marfrig reativou unidades de produção, instaladas no Centro-Oeste e Norte do país.

A Keystone, divisão com atuação nos mercados dos Estados Unidos e Ásia, também manteve o ritmo financeiro positivo, com a geração de um Ebitda ajustado de 66 milhões de dólares no quarto trimestre do ano passado, com margem de 9,4%.

Divisão Beef 

Na divisão Beef, a estratégia de aproveitar um cenário benigno e aumentar a capacidade de produção permitiu que a Marfrig chegasse, ao final de 2017, a um volume de abates de 300 000 cabeças por mês, retornando à capacidade nominal de 2014. No segundo semestre do ano, foram reabertas as unidades de Pirenópolis (GO), Nova Xavantina (MT), Paranaíba (MS), Alegrete (RS) e Ji-Paraná (RO). Nos últimos três meses de 2017, a divisão Beef foi responsável por 57% da receita consolidada da Marfrig.

No quarto trimestre, a divisão Beef apresentou uma receita líquida de 3 bilhões de reais, com um crescimento de 28% no volume de vendas em relação ao mesmo período de 2016. Destacam-se a alta em volume de 34% nas vendas para o mercado internacional, tendo como principal destino a Ásia, e a participação marca da Montana, cujo portfólio foi expandido, no total das vendas para o mercado doméstico.

O lucro bruto da divisão no 4T17 foi de 422 milhões de reais, um aumento de 120 milhões de reais em relação ao mesmo período do ano anterior. A margem bruta foi de 14%, o que significa uma expansão de 220 pbs. As despesas com vendas, gerais e administrativas, no período foram de 223 milhões de reais – um aumento de 57 milhões de reais em relação ao 4T16, explicado pelos investimentos feitos na expansão da divisão. O Ebitda ajustado atingiu 262 milhões de reais, aumento de 70 milhões de reais no comparativo com o quarto trimestre de 2016. A margem ficou em 8,7% – uma expansão de 120 pbs.

O crescimento sustentável da divisão Beef também foi refletido nos resultados consolidados de 2017. O Ebitda ajustado chegou a 841 milhões de reais – 7% superior ao registrado no ano anterior. “No ano passado, a Marfrig optou por fazer um movimento planejado de expansão”, afirma Martín Secco, CEO da Marfrig Global Foods.”O movimento mostrou-se acertado.”

Divisão Keystone 

A divisão Keystone, uma das maiores empresas globais de alimentos processados à base de proteína animal e fornecedora das principais redes internacionais de fast-food e foodservice, registrou mais um trimestre com resultados positivos. O Ebitda ajustado no 4T17 foi de 66 milhões de dólares e margem de 9,4%. A receita líquida atingiu 705 milhões de dólares, o que representou uma leve queda de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior, provocada, sobretudo, pelos efeitos do inverno mais rigoroso dos últimos tempos nos Estados Unidos.

No consolidado de 2017, o Ebitda ajustado da divisão Keystone bateu novo recorde, atingindo 282 milhões de dólares (900 milhões de reais) – elevação de 8% em relação ao ano anterior. A receita líquida atingiu 2,8 bilhões de dólares, um crescimento de 3,2%, e o lucro bruto aumentou 8,7%, chegando a 273 milhões de dólares.

Investimentos e Disciplina Financeira

Nos últimos três meses de 2017, a Marfrig Global Foods investiu 247 milhões de reais. Os recursos foram destinados, sobretudo, à reabertura de unidades desativadas da divisão Beef no Brasil e à expansão das operações da divisão Keystone na Ásia, com a inauguração de uma nova planta na Tailândia.

No acumulado do ano, os investimentos da Companhia atingiram 824 milhões de reais.

Mesmo vivendo um momento de expansão, a Marfrig manteve sua disciplina financeira. No final do quarto trimestre, a alavancagem da companhia – medida pelo Ebitda ajustado anualizado – ficou em 3,9x, o que não considera os efeitos da adesão ao Programa Especial de Regularização Tributária (PERT), do Governo Federal. A dívida líquida no consolidado de 2017 encerrou em 2,4 bilhões de dólares, um aumento de 624 milhões de dólares em relação a 2016.

Fonte: Marfrig, adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress