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Marfrig está perto de vender Keystone à americana Tyson

A Tyson Foods, maior empresa de carnes dos EUA, fechou exclusividade com a Marfrig Global Foods na negociação para adquirir a Keystone, conforme duas fontes próximas à transação. A operação pode ser concluída nos próximos dias e incluirá os ativos nos Estados Unidos e na Ásia. A Keystone é a maior fornecedora global da rede de restaurantes McDonald’s.

“A aquisição pode ser anunciada já na semana que vem [nesta semana]”, disse a fonte na sexta-feira. De acordo com a mesma fonte, chegou a haver discussões para vender a Keystone separadamente. A chinesa Cofco tinha interesse nas operações na Ásia. “Mas o modelo que avançou com a Tyson é de pacote completo”, disse uma das fontes. Procurada pelo Valor, a Marfrig não comentou.

A negociação de preço está “satisfatória”, acrescentaram as fontes. A Marfrig espera angariar cerca de US$ 3 bilhões com o negócio, obtendo uma avaliação próxima de 10 vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) estimado para a Keystone em 2018. O J.P. Morgan foi contratado pela Marfrig para assessorá-lo na transação.

No ano passado, a companhia controlada pela Marfrig reportou uma receita líquida de US$ 2,7 bilhões (R$ 8,8 bilhões). O Ebitda da Keystone totalizou US$ 276,6 milhões (R$ 883,3 milhões). Ao todo, a Marfrig registrou uma receita líquida de R$ 18,5 bilhões e Ebitda de R$ 1,5 bilhão no ano passado.

A intenção da Marfrig de vender a Keystone foi anunciada em 9 de abril, marcando uma mudança na estratégia da empresa. Na mesma ocasião, a Marfrig anunciou a compra do controle do frigorífico americano National Beef, por cerca de US$ 1 bilhão, assumindo a vice-liderança global em carne bovina.

Com essa transação, a companhia decidiu focar em carne bovina, vendendo a Keystone – que atua em carne de frango. Antes disso, o plano da Marfrig era abrir o capital da Keystone na bolsa de Nova York ou vender uma fatia minoritária da subsidiária para reduzir seu endividamento. Em 31 de março, o índice de alavancagem da Marfrig estava em 3,6 vezes. A meta da empresa é reduzir esse índice para 2,5 vezes até o fim do ano.

Criadora dos nuggets, empanado de frango do McDonalds’, a Keystone foi adquirira pela Marfrig em 2010, no auge da estratégia “multiproteína” da empresa. Forte em carne bovina desde a década passada, a Marfrig decidiu ingressar em frango, suínos e alimentos processados depois de abrir o capital, em 2007.

No período, a empresa fez diversas aquisições, com destaque para a Seara, a irlandesa Moy Park e a americana Keystone. Mas a agressiva estratégia de aquisições cobrou um preço alto. Com dívidas elevadas, a empresa vendeu a Seara, em 2013, e a Moy Park, em 2014, ambas para a JBS.

Com a venda da Keystone próxima e o foco em carne bovina, a Marfrig deve reduzir seu endividamento drasticamente – no fim de março, a dívida bruta da companhia era de US$ 3,6 bilhões – e aproveitar o ciclo positivo para a indústria de carne bovina nos EUA. Com a economia americana aquecida e a maior oferta de bois, as margens dos frigoríficos do país estão em nível recorde. A expectativa é que o ciclo positivo da indústria americana dure até 2020. A National Beef, agora controlada pela Marfrig, é a quarta maior produtora de carne bovina dos EUA, só atrás de Tyson, JBS e Cargill.

Para a Tyson, a compra da Keystone é mais um passo para avançar no food service, que oferece melhores margens. Em 2017, adquiriu a também americana AdvancePierre Foods, que fabrica itens como sanduíches prontos e nuggets.

Fonte: Valor Econômico.

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