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Marfrig anuncia joint-ventures na China

A Marfrig Alimentos S.A. comunica que constituirá, por intermédio de sua subsidiária Keystone Foods na China, duas joint-ventures, com o objetivo de explorar as oportunidades de fornecimento de alimentos e atender à crescente demanda de distribuição no mercado chinês. Os dois novos negócios complementam a estratégia do Marfrig na China: o negócio de logística, que incluirá seis novos centros de distribuição, investimento em frota e plataformas de tecnologia, vai garantir a qualidade dos produtos fornecidos aos restaurantes. A unidade de abate de aves reduzirá a dependência da empresa de carne terceirizada.

A Marfrig Alimentos S.A. comunica que constituirá, por intermédio de sua subsidiária Keystone Foods na China, duas joint-ventures, com o objetivo de explorar as oportunidades de fornecimento de alimentos e atender à crescente demanda de distribuição no mercado chinês.

Os dois novos negócios complementam a estratégia do Marfrig na China: o negócio de logística, que incluirá seis novos centros de distribuição, investimento em frota e plataformas de tecnologia, vai garantir a qualidade dos produtos fornecidos aos restaurantes. A unidade de abate de aves reduzirá a dependência da empresa de carne terceirizada: conforme o diretor de planejamento e relações com investidores do Marfrig, Ricardo Florence dos Santos, a nova planta, a ser inaugurada em 2013, vai abastecer 50% da demanda local da Keystone para o produto.

Segundo analistas de mercado, abrir uma operação própria na China é a maneira mais inteligente para um frigorífico internacional ganhar relevância no mercado do gigante asiático. O sócio-diretor da consultoria Alvarez & Marsal, Juan Ocerin, lembra que, embora a China seja a maior consumidora de carne suína e de frango no mundo, a produção local dá conta da demanda. “Do total das importações chinesas no agronegócio, a carne só responde por 2%. Eles compram mais grãos, pois não têm terra para viabilizar a produção”, explica.

De acordo com dados da consultoria Tendências, a China consome 52,5 milhões de toneladas de carne suína por ano (ou 50,5% da demanda mundial), enquanto a produção se situa em 52 milhões de toneladas. No caso do frango, o país chega a ser superavitário: consome 16,8% do total mundial, e a produção é equivalente a 17% dos abates. Apesar da autossuficiência, a analista de agronegócio da Tendências, Amaryllis Romano, diz que o país frequentemente precisa de fornecimentos emergenciais. “Eles têm problemas constantes com a sanidade do rebanho”, afirma a especialista.

Para Ocerin, ao se associar com importantes companhias chinesas na área da alimentação, o Marfrig se prepara para consolidar sua operação no país, ao mesmo tempo em que o grupo JBS – gigante brasileiro que é líder mundial em proteína animal – elegeu o mercado americano como sua principal plataforma de crescimento no exterior. “E o Marfrig vem para trazer conhecimento para o mercado chinês, como o transporte de alimentos em diferentes condições de temperatura”, diz o analista.

Global. Os dados financeiros do Marfrig mostram que a empresa aos poucos se torna mais internacionalizada. Da receita de US$ 17 bilhões em 2010, 37% (ou US$ 6,4 bilhões) vieram do exterior – em 2009, a proporção havia sido 1 ponto porcentual inferior. No entanto, a compra da Keystone ajudou a dobrar a participação asiática nas vendas externas da companhia: a fatia, que era de 8,4% em 2009, saltou para 17% no ano passado.

Segundo o diretor de relações com investidores da empresa, a China tem sido um mercado cada vez mais importante para o Marfrig: “Vamos aproveitar o crescimento da renda. Alimentação é a necessidade mais básica que existe”. “Tínhamos previsto assinar os acordos nessa época. A visita (da presidente Dilma Rousseff à China) foi uma feliz coincidência”, completou Florence.

COFCO Keystone Foods Supply Chain

A COFCO Keystone Foods Supply Chain que explorará oportunidades em logística e distribuição de alimentos na China. O empreendimento combina o conhecimento do mercado local da COFCO com a experiência da Marfrig e da Keystone Foods em distribuição de alimentos e desenvolvimento de clientes internacionais, criando uma empresa de destaque em logística multi-temperatura na China. A Keystone Foods China e a COFCO já vem desenvolvendo uma parceria bem sucedida desde 1990.

Previsto para entrada em operação em 2012, o projeto prevê a construção de seis centros de distribuição, frota de transportes e plataforma de tecnologia de informação de suporte, em cidades estratégicas da China, incluindo a capital Beijing e Shenzhen (onde fica a unidade industrial de produtos processados da Keystone Foods China) e nas cidades de Chengdu, Shanghai, Shenyang e Wuhan.

O investimento total previsto é de US$ 252 milhões ao longo de 10 anos. O acordo tem data prevista para assinatura em 15 de abril de 2011, na cidade de Beijing (China).

Fundada em 1949, a COFCO é o maior fabricante de alimentos da China e líder em importação e exportação de grãos, óleos e alimentos. Desde 1994, a COFCO é listada na Fortune 500. A COFCO é uma das 53 empresas “super grandes” que estão sob administração direta do Conselho de Estado (State Council), e uma das 38 empresas pertencentes ao governo chinês com melhor desempenho nos últimos três anos. Em 2009, o negócio de agricultura e alimentos foi responsável por 84% da receita total da COFCO.

Keystone-Chinwhiz Poultry Vertical Integration

A Keystone-Chinwhiz Poultry Vertical Integration verticalizará a operação de aves na China e atenderá às necessidades dos clientes com produtos industrializados de alta qualidade e custos competitivos. A joint-venture envolve a integração vertical e a cadeia de fornecimento e trará benefícios em termos de garantia de fornecimento, segurança alimentar, previsibilidade de custos e produção sustentável.

A joint-venture terá capacidade para processar 200 mil aves/dia e será capaz de fornecer 50% das necessidades de matéria-prima da unidade de processamento da Keystone Foods na China. Essa unidade já atende a mais de 2,6 mil restaurantes na China, Hong Kong e Japão. O investimento previsto para esta joint-venture de US$ 57 milhões até o final de 2013.

Dessa forma, a Marfrig estará posicionada estrategicamente para atender à crescente demanda por alimentos no mercado chinês, atuando desde o processamento até a distribuição aos seus clientes. Além disso, o investimento está em linha com a estratégia da Companhia, com foco na sustentabilidade financeira no longo prazo que contribuirá com uma geração de caixa consistente.

A Chinwhiz é uma empresa privada situada em WeiFang, província de Shandong, desde 2004. Suas principais atividades são: fabricação de rações e produção/abate de frangos, contando com mais de 90 subsidiárias (empresas e fazendas). Em 2009, obteve receita de aproximadamente US$ 900 milhões.

As informações são da Marfrig Alimentos S.A e do jornal O Estado de S.Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    Ainda que não seja o foco inicial espero que esta estratégia do Marfrig sirva, a médio e longo prazos, para abrir o mercado chines aos produtos brasileiros.

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