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Marcas Wagyu separadas criam distinção entre puros e híbridos na Austrália

Nesse ano, a Andrews Meat Industries entrou com sua marca Tajima no programa de híbridos de Wagyu para escores de marmoreio de 1-5, e seu programa de animais puros, Shiro Kin, na classe de Wagyu para escore de marmoreio de 6+, ficando em primeiro lugar em ambas.

A atacadista, exportadora e gerente da cadeia de fornecimento localizada em Sydney, na Austrália, Andrews Meat Industries, teve a melhor exposição possível para sua nova estratégia de marca quando seus programas separados para gado Wagyu puro e híbrido ganharam colocações na competição de carne bovina com marca do Brisbane Show.

Os programas de carne bovina de alta qualidade desenvolvidos pela Andrews se mostraram consistentes em provas de sabor em competições de carne com marca, tendo ganhado o prêmio de Grande Campeão do Evento no ano passado. Nesse ano, a companhia entrou com sua marca Tajima no programa de híbridos de Wagyu para escores de marmoreio de 1-5, e seu programa de animais puros, Shiro Kin, na classe de Wagyu para escore de marmoreio de 6+, ficando em primeiro lugar em ambas.

A coordenadora do departamento de abastecimento de exportações da Andrews, Kylie Schuller, disse que a companhia lançou programas separados de marcas nessa mesma época do ano passado. Anteriormente, tanto os puros, como os híbridos, eram embalados sob a mesma marca, Tajima.

A Andrews desenvolveu um contrato colaborativo de programas para seus negócios de híbridos, com grande parte dos bezerros vindos de rebanhos leiteiros da raça holandesa do sul de Victoria, usando sêmen Wagyu.

É esse gado, junto com alguns cruzados com bezerros Angus, que compõem a base da marca Tajima, alimentados sob o regime customizado (mínimo de 400 dias) em um dos confinamentos Elders Killara (New South Wales), ICM Peechelba (Victoria) ou Macquarie Downs (sul de Queensland).

No total, cerca de 250 híbridos por mês são abatidos, produzindo pesos de carcaça de 400-420 quilos e escores de marmoreio de 4 a 9+. As carcaças são cortadas e vendidas em peças em uma ampla gama de mercados, incluindo Coreia, China, Estados Unidos e sudeste da Ásia. Poucos cortes de lombo selecionados são usados no mercado doméstico de food service, com clientes como Crown Casino, em Melbourne, usando o produto em quatro locais dentro do complexo. O resort Hamilton Island, em Whitsundays e a churrascaria Sydney’s Chop são outros usuários finais dessa carne.

O programa paralelo de raça pura, Shiro Kin (significa ouro branco) foca somente em escores de marmoreio de 8+, de animais alimentados 500 dias no mínimo no confinamento Macquarie Downs, no sul de Queensland, produzindo carcaças com peso de +450 quilos.

Muitos dos bezerros puro sangue também são criados no Macquarie Downs, que pertence a japoneses, que têm uma longa história de sucesso com a criação de Wagyu usando genética de alta qualidade. Alguns bezerros puros são também obtidos de outros fornecedores.

Atualmente, o programa é focado na qualidade ao invés da quantidade, produzindo cerca de 30 carcaças por mês. Uma vez que o sistema de produção estiver bem estabelecido, buscará aumentar o volume, principalmente através da terceirização dos bezerros puros.

As linhagens Shimane, Kidaka e Tajima são usadas em combinação para otimizar o marmoreio, enquanto também aumentam a taxa de crescimento e o peso da carcaça.

O ponto final dos produtos Shiro Kin são o mercado superior de hotéis e restaurantes, com Taiwan sendo um destino significante de exportação para grandes proporções de carcaça, não somente para cortes isolados.

De acordo com Schuller, apesar da estagnação da economia global e da abordagem cautelosa nos gastos por parte de muitos australianos e estrangeiros, a demanda permanece alta. Segundo ele, as demandas por produtos de animais puros tendem a ser muito consistentes, enquanto o programa Tajima tende a ir um pouco mais em ondas. Uma vez que você tem pessoas interessadas em um produto nível de elite como esse, elas tendem a ficar muito comprometidas. Schuller disse que tive uma resposta muito boa aos produtos puros Shiro Kin desde seu lançamento há 12 meses e prêmios como esse somente vão ajudar a reforçar a mensagem da marca.

Em segundo lugar na competição de carne de marca na classificação Wagyu para escores de marmoreio 5 ou menos ficou o programa de híbridos Kobe Cuisine, da Australian Agricultural Co (AACo) – provavelmente a maior marca de carne bovina Wagyu da Austrália em volume -, com a Diamantina Wagyu, da Stanbroke Beef, ficando em terceiro.

Amostras de Tajima (esquerda) e Shiro Kin, na exposição durante a premiação.

Na classe Wagyu para escores de marmoreio de 6 ou mais, o segundo lugar ficou com o Stockyard Beef, por seu programa Stockyard Wagyu.

A reportagem é do Beefcentral.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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