Acidente no Pará amplia disputa por bois no Sul
8 de dezembro de 2015
Câmara Setorial de Carne Bovina discute temas relevantes para o setor
8 de dezembro de 2015

Maranhão quer investir no comércio de animais vivos

O Estado do Maranhão passou a ver como uma boa oportunidade as exportações de bois vivos depois do embarque experimental, em 26 de novembro, de 5 mil bois redirecionados ao porto de Itaqui, na capital São Luis. Isso devido à interdição do porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará.

Foi uma operação emergencial, mas sinalizou novas possibilidades. O governo maranhense enxergou na operação com animais um novo negócio a ser explorado por um dos Estados mais pobres do país e carente de opções econômicas.

Com o segundo maior rebanho bovino do Nordeste, atrás da Bahia, o Maranhão tem 7,5 milhões de cabeças de gado e aposta que a abertura de novos canais de escoamento atrairá investimentos. Quatro frigoríficos já estão posicionados no Estado – JBS, Fribal, Frigotil e Comcarnes. A eventual estreia nas exportações de bois vivos poderia alavancar a cadeia da carne como um todo, gerando empregos e renda. O porto de Itaqui também já vinha sendo preparado para o escoamento de carne processada, A expectativa é que esses embarques tenham início em março.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress