Atacado – 29/12/09
29 de dezembro de 2009
Mercados Futuros – 30/12/09
4 de janeiro de 2010

Mapa: secretário Célio Porto comenta destaques de 2009

A abertura comercial do mercado chinês para a carne de frango brasileira é considerada pelo secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Célio Porto, o destaque no comércio exterior de produtos do agronegócio, em 2009. Falando sobre o balanço geral das exportações ele ressalta que "começamos o ano no auge da crise financeira internacional. No entanto, tivemos um resultado até melhor do que o estimado. Esperava-se uma queda de 20% nas exportações, mas o declínio deverá ficar na faixa de 10%, na comparação do valor exportado".

A abertura comercial do mercado chinês para a carne de frango brasileira é considerada pelo secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Célio Porto, o destaque no comércio exterior de produtos do agronegócio, em 2009. Neste ano, os países asiáticos (China, Japão, Coreia, Cingapura e Hong Kong) consolidaram-se como principais destinos das exportações de produtos agrícolas.

“A grande conquista do setor agrícola brasileiro, em 2009, foi a abertura do mercado da China para a carne de frango brasileiro. Graças à atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em maio, foi possível essa negociação. Os chineses importam mais de US$ 1 bilhão por ano de carne de frango. Os resultados alcançados até o mês de novembro indicam que ocupamos mais de 10% do mercado chinês de frango. Isso em menos de seis meses, pois, apesar da abertura ter sido anunciada em maio, as exportações efetivas começaram apenas no segundo semestre deste ano”, enfatiza o secretário.

“Além disso, a China é o principal destino das exportações do agronegócio brasileiro, com destaque para o complexo soja. Já tinha sido em 2008, mas o destaque mesmo foi em 2009. Com a queda das exportações para Estados Unidos e Países Baixos – parceiros comerciais que vêm logo em seguida – fechamos o ano tendo a China como destino de quase 14% de tudo o que o Brasil exporta em produtos agropecuários”.

Falando sobre o balanço geral das exportações ele ressalta que “começamos o ano no auge da crise financeira internacional. No entanto, tivemos um resultado até melhor do que o estimado. Esperava-se uma queda de 20% nas exportações, mas o declínio deverá ficar na faixa de 10%, na comparação do valor exportado”.

Porto comenta ainda o aumento das quotas para as carnes brasileiras, pleito negociado com a Rússia e que teve o empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele explica os efeitos da crise financeira na balança comercial do País, como a acentuada diminuição nos preços dos produtos exportados, e relata a importância dos primeiros adidos agrícolas em oito missões diplomáticas no exterior, cujo processo seletivo foi concluído recentemente e os profissionais devem atuar a partir de abril de 2010.

“A conclusão das negociações com a União Europeia, no processo de concessão de quotas adicionais para o Brasil, em função da entrada da Bulgária e Romênia no bloco. Por conta da incorporação desses dois países importadores de produtos agrícolas brasileiros, ultrapassamos a venda de 300 mil toneladas em açúcar e dobramos a Quota Hilton para carne bovina, de cinco mil para dez mil toneladas”, destaca Célio Porto.

“Recentemente, a Rússia também melhorou as quotas, para o Brasil, de carne bovina resfriada (29,5 mil toneladas), suína (500 mil toneladas) e de aves (750 mil toneladas). O país é o principal destino das exportações brasileiras de carne e, em 2009, tivemos várias missões do Ministério da Agricultura, inclusive uma chefiada pelo ministro Reinhold Stephanes. Em todas essas oportunidades, negociamos a melhoria das quotas de importação”, compelta.

As informações são do Mapa, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress