Análise semanal – 26/04/2006
26 de abril de 2006
Boi de pasto pode ter carne macia?
28 de abril de 2006

Mapa recebe proposta de fábrica de brincos eletrônicos

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, recebeu ontem (26/04) do presidente da empresa norte-americana Digital Angel, Kevin McGrath, proposta de utilização de um chip eletrônico que, implantado no umbigo ou na orelha do animal, permitirá sua identificação, controle, manejo e rastreabilidade.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é parceira no projeto. De acordo com o pesquisador da Embrapa e idealizador do sistema, Pedro Paulo Pires, todos os procedimentos de manejo, como vacinação, podem ser controlados eletronicamente.

Durante a audiência com o ministro, McGrath manifestou a intenção de investir na produção do chip no Brasil e em parcerias com a Embrapa para o desenvolvimento de pesquisas, iniciativas que ainda vão depender de estudos, mas um projeto-piloto de identificação e monitoramento sanitário de um rebanho em Campo Grande, sede da Embrapa Gado de Corte, será iniciado em breve. Os resultados desse trabalho serão compartilhados com universidades, escolas técnicas, comunidade científica e associações de criadores.

Com subsidiárias no Canadá, Dinamarca, Inglaterra, Argentina e Brasil, a Digital Angel desenvolve tecnologia na área de identificação de pequenos, médios e grandes animais, rastreabilidade por GPS e monitoramento por satélite de ativos de grande valor. As informações são do Mapa.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress