Análise semanal – 30/06/04
30 de junho de 2004
A viabilidade da biotecnologia de produção de clones por transferência de núcleo
2 de julho de 2004

Mapa negocia retomada das exportações com a Argentina

O chefe da Divisão de Assuntos Sanitários e Fitossanitários da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Adauto Lima Rodrigues, viajou ontem (30/06) para Buenos Aires, onde se reúne hoje (01/07) com o subsecretário de Economia e Agricultura da Argentina, Javier Orquisa, para discutir o levantamento do embargo às importações de carne bovina brasileira.

Rodrigues lembrou que o Departamento de Defesa Animal do Mapa remeteu, na semana passada, às autoridades argentinas, todas as informações sobre controle e procedimentos epidemiológicos tomados após a descoberta e confirmação do foco de febre aftosa no município paraense de Monte Alegre, situado à margem esquerda do rio Amazonas.

Os esforços do governo brasileiro para esclarecer o problema e demonstrar que não há risco para os importadores continuaram ontem (30/06) com uma apresentação do diretor do Departamento de Defesa Animal (DDA), Jorge Caetano Júnior, no Comitê Veterinário Permanente do Cone Sul, em Montevidéu.

Na oportunidade, o diretor do DDA esclareceu as medidas sanitárias implementadas para evitar a disseminação da doença, bem como a localização do foco num Estado fora da zona livre de aftosa e que, portanto, não exporta carne bovina.

Desfeitas as confusões, os técnicos do Mapa esperam o restabelecimento imediato do comércio de carne com a Argentina, a exemplo do que ocorreu com a Rússia.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress