Preço da @ do boi gordo em MT continua em tendência de alta [Imea]
24 de julho de 2013
Eduardo Trevisan: aceitação dos consumidores é muito boa, porém, falta carne certificada no mercado
24 de julho de 2013

Manoel Sá e Benevides: a fazenda é uma empresa como outra qualquer e nela cabem as mesmas estratégias de gestão de pessoas das empresas urbanas

O próximo Workshop BeefPoint será sobre Gestão de pessoas na pecuária de corte. Para conhecer melhor o tema, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com gestores que têm se destacado nessa área, pelo trabalho que realizam.

Confira abaixo a entrevista com Manoel Sá e Benevides, administrador da Fazenda Esperança (MS) e um dos palestrantes do Workshop BeefPoint – Gestão de Pessoas na Pecuária de Corte.

Manoel Sá e Benevides

Manoel Sá e Benevides é administrador de empresas pela EAESP-FGV (1987) com pós-graduação em produção de ruminantes pela FEALQ-ESALQ USP (2010). No início da carreira, trabalhou no mercado financeiro e foi empreendedor com start-up na área de genética molecular no início da década de 90.

Deixou a empresa em 2006 e assumiu projeto de pecuária de corte no Mato Grosso do Sul no mesmo ano. Desde então, vem introduzindo gestão empresarial na Fazenda Esperança, em Eldorado – MS.

BeefPoint: Há muita gente boa em gestão de pessoas, mas que não conhece esse termo. É bom em lidar com gente, tem uma equipe de alta performance, baixa rotatividade de pessoal, etc. Desde quando você se interessa sobre o tema gestão de pessoas?

Manoel Sá e Benevides: Como jovem empresário, sempre me interessei pelo assunto e sempre procurei me atualizar, aplicando os conceitos aprendidos em todos os negócios em que atuei.

BeefPoint: O que você considera mais importante para fazer uma boa gestão de pessoas em uma fazenda de gado de corte?

Manoel Sá e Benevides: Motivar os funcionários e fazer com que eles participem dos planejamentos e das decisões.

BeefPoint: Qual o exemplo de gestão de pessoas na pecuária, no Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Manoel Sá e Benevides: Citei recentemente ao Miguel Cavalcanti que admirava o trabalho da Agropecuária Jacarezinho, e o BeefPoint publicou uma entrevista com o Breno Barros. Conheci o seu trabalho devido à visita ao projeto deles na Bahia. Por outro lado, sinto que é muito raro o pecuarista trocar conhecimentos nesta área com os colegas. Quando se visita a fazenda, este assunto nunca está em pauta, no foco.

BeefPoint: Qual o maior desafio da gestão de pessoas na pecuária brasileira hoje?

Manoel Sá e Benevides: Reter o homem no campo. Valorizar seu trabalho e ao mesmo tempo dar condições para a família viver bem, morando longe da cidade.

BeefPoint: Em relação a gestão de pessoas, qual inovação na pecuária de corte você mais gostou dos últimos anos? O que estamos precisando inovar?

Manoel Sá e Benevides: Aproximar o funcionário do planejamento estratégico da fazenda, trabalhar em ambiente transparente e medir resultados, tudo isso motiva muito o colaborador. A fazenda é uma empresa como outra qualquer e nela cabem as mesmas estratégias e técnicas de gestão de pessoas das empresas da cidade. O que nos falta é interagir com outros setores empresariais e adaptar métodos de outros segmentos ao nosso.

BeefPoint: O que você implementou de diferente em gestão de pessoas em 2012-2013? O que você fez em 2012-2013 que te trouxe mais resultados?

Manoel Sá e Benevides: Em 2011 introduzimos o planejamento semanal com auxílio da gestão externa. Em 2012-2013 esta reunião semanal ficou a cargo do encarregado pela fazenda e sua equipe e isto trouxe ótimos resultados na organização de tarefas e equipes de trabalho.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013-2014, em gestão de pessoas? E porquê?

Manoel Sá e Benevides: Avaliação de desempenho pessoal, com intuito de introduzir metas pessoais para futuro projeto de PLR (participação de lucros e resultados).

BeefPoint: O que o setor poderia fazer para melhorar a gestão de pessoas na pecuária no Brasil?

Manoel Sá e Benevides: Atualizar-se. Em alguns momentos da vida empresarial, tudo que você quer é se aposentar e nunca mais ter um funcionário sequer. Muitos que me leem já passaram por isso. Na verdade, o sentimento é passageiro, posto que é inexequível, e logo estamos novamente desafiando nossos pares à novas conquistas, treinando, motivando e recompensando.

É o verdadeiro moto-contínuo, não podemos parar. Sendo tão dinâmico, nossa obrigação é nos atualizar e aplicar sempre as novas práticas de gestão de pessoas.

BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte, em especial os interessados em gestão de pessoas?

Manoel Sá e Benevides: Estimule os jovens, seus funcionários de amanhã. 

Confira fotos da Fazenda Esperança e parte da equipe:

DSC_0442

DSC_0413

DSC_0466

O Workshop BeefPoint Gestão de pessoas na pecuária de corte será no dia 7 de agosto, em São Paulo. As incrições podem ser feitas aqui.

2 Comments

  1. Julio Cesar Alvarenga disse:

    Realmente é um assunto de suma importância para a pecuária brasileira, num momento de mão de obra tão escassa. Parabenizo-os pela materia. Um forte abraço. Júlio

  2. Alberto Duda disse:

    Parabéns Caro Colega Manoel Benevides.

plugins premium WordPress