Mercado Físico da Vaca – 18/08/10
18 de agosto de 2010
Mercados Futuros – 19/08/10
20 de agosto de 2010

Lula pede ações para aumentar exportação de carne

Preocupado com as barreiras impostas à carne brasileira pela União Europeia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou os ministros da Agricultura, Wagner Rossi, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, para discutir o assunto e encontrar formas de reverter a situação. Segundo o ministro Wagner Rossi, o presidente Lula quer que "o Brasil mantenha o protagonismo na exportação de carne, buscando novos mercados e sendo mais criativo".

Preocupado com as barreiras impostas à carne brasileira pela União Europeia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou os ministros da Agricultura, Wagner Rossi, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, para discutir o assunto e encontrar formas de reverter a situação. Segundo o ministro Wagner Rossi, o presidente Lula quer que “o Brasil mantenha o protagonismo na exportação de carne, buscando novos mercados e sendo mais criativo”. Além dos problemas na Europa, os exportadores brasileiros também enfrentam restrições na Rússia e Estados Unidos.

“Temos o melhor e mais verde de todos os bois. A qualidade de vida dos nossos animais é excelente”, declarou o ministro Rossi, alegando que estamos enfrentando problemas com os nossos concorrentes que, “naturalmente, não falam bem dos seus concorrentes”. Em seguida, o ministro citou como exemplo os irlandeses, que têm feito oposição ao ingresso na Europa da carne brasileira. Ele se referia ao fato de que os produtores de carne europeus, notadamente os da Irlanda, estão pressionando grandemente para que o mercado seja fechado ao produto brasileiro, que, de acordo com o governo brasileiro, além da qualidade, apresenta excelentes preços em comparação com os produtores de lá. Como os europeus não podem impor tarifas de importação, por violar acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC), buscam, então, fechar as portas através de barreiras sanitárias.

“Temos a tradicional oposição dos irlandeses e de alguns produtores de carnes europeus, mas, de forma geral, isso está sendo tratado de maneira a se mostrar que o Brasil tem o melhor e o mais verde de todos os bois”, argumentou Rossi.

“O presidente nos orientou para que estudássemos juntos, os ministérios da Agricultura, de Desenvolvimento e o Itamaraty, para incrementar essa atividade que já é tão significativa para as exportações brasileiras”, acrescentou Rossi. Apesar da determinação, Rossi não deu detalhes de ações para buscar a recuperação do mercado.

As informações são da Agência Brasil, Agência Estado e Correio do Povo, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Geórgio Freesz Valadares disse:

    Ação, em maior escala que a reação.

    é isso que o Brasil precisa, ser pró-ativo nas questões referentes ao comércio internacional.

    agora, um estímulo para os produtores, seja nas diferentes questões de implantação de novas tecnologias quanto na adequação de suas propriedadades à legislação (quando for o caso), não seria nada mal….

  2. Geórgio Freesz Valadares disse:

    e me esqueci de mencionar, fortalecer a Defesa Agropecuária é questão mais que urgente!!!!

  3. Raul Moraes disse:

    Temos que fortalecer as ações de marketing de nossa pecuária, tanto dentro do País como no exterior. Nós produtores e técnicos sabemos que produzimos uma carne diferenciada , mas e daí? O nosso cliente é que tem que saber!

  4. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    Ação simultânea em várias frentes é o que precisamos para superar as barreiras não tarifáriasa nossa carne.

    Temos escala de produção e preço atrativo, mas precisamos de mais investimentos no serviço de inspeção federal, mais investimentos na defesa sanitária, mais investimentos em rastreabilidade e sustentabilidade, mais esforço diplomático, mais divulgação do nosso produto no mercado externo, etc, etc, etc.

  5. Aloisio Otávio C. de Brito disse:

    Concordo plenamente com o Sr.Presidente e com o Sr. Ministro. É disso que precisamos, trabalhar em equipe para um bem comum. Parabéns!
    Existem pessoas(produtores) que estão fazendo e agindo, já vivenciei a Austrália, NA INTEGRA DA AGROPECUÁRIA a 12 anos atrás, imagino como já estamos na frente em qualidade de ambiente e tecnologia, temos um potencial imenso em qualidade, sustentabilidade e conforto animal, principalmente nas fazendas que estão respeitando o equilíbrio entre nativo e produtivo, eu faço isso na fazenda, e sempre fico imaginando se os estrangeiros vissem a procedência da carne que eles estão comprando lá em seu País, se eles soubessem do meu respeito pela natureza e de quando olho os bois pastando no meio das árvores e vejo rastros de antas e de veados manchados no meu caminho, eles iriam com certeza acreditar na nossa carne. Acredito em produção sustentável e viabilidade econômica. Mostrando ao mundo o sabor da nossa carne.
    Precisamos aproveitar o nosso diferencial. Eles produzem azeitona e seus derivados, nós produzimos bois e “seus” derivados…

  6. Hudson Silveira disse:

    Acho louvável a vontade de fazer, agora tem que traduzir isto em um plano e executa-lo como disse o sr. Valadares acima.
    Este plano tem que ser completo, que sustente toda a cadeia cria, recria, engorda, frigorificos, negociação das barreiras,logística e infraestrutura para termos uma cadeia forte e sustentável.
    Não adianta tecnificar a engorda, como o que vimos nos últimos anos e não tecnificar tambem com grau adequado o processo de cria e recria. Náo adianta aumentar a quantidade de frigoríficos e fortificá-los para competir globalmente se falta o boi ( o combustivel do negócio) para as empresas continuarem crescendo. Não adianta ter tudo isso se o custo logístico e a infraestrutura não ajudar a escoar os produtos de forma mais competitiva que os nossos concorrentes. Ações pontuais na cadeia sem considerar o todo gera espaços de oportunidades como estamos vendo hoje; existem os clientes, mas não tem boi suficiente, não temos como aumentar a velocidade e gerar mais crias pois, as vacas foram abatidas em um passado recente. Esta é a parte da geração do valor que precisa ser coesa.
    A consolidação vem de uma defesa sanitária forte, com controle rigido e respostas rápidas aos países parceiros. Gerar confiabilidade no trabalho da defesa sanitária dos brasileiros, para que ela seja pouco questionada ou que tenha reconhecimento de ser realmente ativa, rígida nos controles pois, muito dinheiro está em jogo na cadeia, muitos empregos, e anos de dedicação dos profissionais neste segmento
    Tem que haver uma visão macro sobre o tema, planejar macro e executar micro, ou seja pensar na interação entre todas as partes que compõe o todo e agir, em cada ponto da cadeia, que necessita ser melhorado para fortificar o conjunto. Levar em conta toda a cadeia, genética, pesquisa e desenvolvimento na área pecuaria, pecuaristas, frigoríficos, cadeia logistica, infraestrutura, investimentos em novos produtos e tecnologias de processamento de carne, defesa sanitária forte, controles, seção comercial do min.relações exteriores com hiper atividade, investimentos fortes em MARKETING nos mercados com os clientes com potencial de consumir a nossa carne ou consolidar aqueles que já são nossos consumidores e torná-los formadores de opinião sobre a carne brasileira, e é claro a tão sonhado por nós brasileiros, uma politica fiscal que desonere a produção e nos torne verdadeiramente competitivos. No meu ponto de vista, só assim vamos nos manter na frente do comercio de proteina animal.

  7. Carlos Roberto de Oliveira Jr disse:

    Infelizmente, a maior barreira que enfrentamos no momento não é a barreira sanitária, mas sim os preços praticados pelos brasileiros. Nossos preços deixaram de ser atraentes e por isto mesmo a Europa passou a comprar carne européia, que é mais barata que a nossa.
    Não estou culpando os produtores e frigorificos brasileiros não. Longe disto.

    Se o governo quer ajudar, ai vai a sugestão: basta melhorar o cambio e não manter o Real tão sobrevalorizado quanto está atualmente. Todos vão ver (inclusive o governo), que as exportações de carne vão aumentar e muito, inclusive para a Europa.

  8. jose carlos targa disse:

    Acho que o presidente demorou demais para tomar esta atitude, que durante seu governo ficou um pouco esquecida, temos que cuidar para que não falte carne é no mercado interno, pois a oferta está escassa. Que venha esta ajuda urgente, para que a classe produtiva possa atender os anseios do Governo.

  9. José Leonardo Montes disse:

    Grande LULA, voto faz coisa. a pecuaria agora faz parte do seu governo, que antes quando nao precisava de voto, nem queria saber da classe produtiva. vamos lá ver o que vai acontecer, lula o maior marqueteiro da historia do brasil, será que agora ele esta vendo o que esta acontecendo, pois seu governo é o governo do faz de conta.

  10. Gil Marcos de Oliveira Reis disse:

    Os exportador brasileiros de carne são e sempre foram muito criativos, se não fossem já estariam fora do mercado há muito.

    O que falta aos exportadores brasileiros e àqueles que querem entrar nesse mercado são alguns milhões de dólares.

  11. Hélio Lourêdo da Silva disse:

    Para que o Brasil fique mais competitivo é fundamental que o governo brasileiro fortaleça o sistema de defesa agropecuária e a extensão rural. Um programa bem conduzido de educação sanitária também é necessário, pois no Brasil a educação aos produtores, principalmente para os pequenos, é tratada com muito pouco caso e desprezo.

  12. Libério José do Amaral disse:

    Parabens, José Leonardo Montes, concordo plenamente com você, agora a pecuaria é importante. Isso mostra o quanto foi incompetente esse governo Lula com a nossa pecuaria.

  13. Aloisio Otávio C. de Brito disse:

    Concordo com o Sr.Hudson. Portanto, calma meu amigo, muita técnica de gestão e investimento a fazer, mas tudo isso leva um pouquinho de tempo… mas é isso mesmo, no entando vamos agir por partes. Li o seu comentário e notei muita energia para pouco tempo. Gostei muito técnico. É isso mesmo.

  14. Aloisio Otávio C. de Brito disse:

    Não concordo com o controle cambial e com a questão do preço da carne la fora, vc tem certeza desta informação? A Austrália e Nova Zelândia vendem carne para o mercado asiático em patamares bem superiores até pouco tempo. Preciso verificar. Para justificar a minha opnião, seria muito imformação técnica para relatar aqui, mas pelo que vejo muitos aqui entendem a minha discordância.

  15. Carlos Roberto de Oliveira Jr disse:

    Em resposta ao Aloisio, tenho ouvido de fora que a carne da Nova Zelandia e Austrália andam bem mais em conta do que as carnes do Brasil.
    Quem me informa é um cliente da Suécia e outro do Qatar, que deixaram de comprar daqui para comprar dos paises da Oceania. Explicação dos clientes: preço.

    O Brasil atualmente só é competitivo nas carnes resfriadas. Mas mesmo assim, os europeus preferem as carnes argentinas.
    E que a carne brasileira está uma das mais caras do mundo, não tenho a menor dúvida. Então o único jeito de ajudar na exportação, seria um cambio melhor.

  16. Helio Zancopé Filho disse:

    Bom Concordo em parte com a colocação do Sr Hudson por sinal bem pertinente e também na posição do Sr Carlos Roberto de Oliveira Jr,só acresentaria uma colocação minha a onde acredito que ainda pega e nós deixa a nós a falar sozinhos e ate quando esse Governo “que sabe de tudo mas não vê nada”ate quando vamos pagar por ESSA BRUTAL CARGA TRIBUTÁRIA ate quando ela vai ainda nós esfoliar como vem sendo posta a nós produtores.
    Competência nós temos de sobra o que falta é dinheiro barato para as melhorias que se necessitar,como que o SR. B N D E S, da só para DOIS afortunados frigorificos em abundância em quanto quem produz fica a ver navios.
    Aonde está o nosso governo que nada faz,não é só um ou outro ministerio é um GOVERNO como um todo se é que temos.
    Cambio melhor isto é um dos melhores remédios que todos conhecemos,e uma politica externa bem elaborada mostrando que carne altamente sadia se produz e aqui com pasto e não com ração.

  17. Evándro d. Sàmtos. disse:

    O senhor presidente da republica.

    Poderia também chamá-lo de senhor comédia.

    Este cidadão e seus acercas estão quase quebrando de vez a indústria frigorífica no país e me vem com um pedido destes…seria uma cobrança indireta a seus sócios?

    Acorda boca aberta!

    Saudações,

plugins premium WordPress