Daniel Almeida: quando se oferta carne com qualidade, nunca se perde a razão
11 de setembro de 2013
Romão Ribeiro Flor: o lucro e a escolha do animal são fundamentais para o sucesso do manejo e da propriedade
11 de setembro de 2013

Luiz Venturi: o futuro da pecuária passa pela integração lavoura-pecuária e pelo confinamento

O Prêmio BeefPoint – Edição Confinamento foi criado para homenagear quem faz a diferença nos confinamentos do Brasil. Essa é uma iniciativa do BeefPoint, e tem a Assocon como parceira. A premiação foi feita durante o Interconf 2013, evento da Assocon que começou no dia 9 de setembro e encerra no dia 12 de setembro de 2013, em Goiânia/GO e que o BeefPoint fez a curadoria de conteúdo.

Para conhecer melhor os finalistas, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas que mostram o que eles têm feito para se destacar na pecuária de corte.

Confira abaixo a entrevista com Luiz Venturi, um dos finalistas na categoria Nutrição em Confinamento.

Luiz Venturi

Luiz Antonio Venturi é engenheiro agrônomo, formado pela ESALQ. Tem trabalhado em consultoria pecuária nos últimos 17 anos como sócio da L&V Consultores Associados Ltda. Nestes anos, teve a oportunidade de projetar e conduzir a nutrição e manejo de vários projetos com grande projeção nacional e fazer grandes amizades com os envolvidos nestes trabalhos.

BeefPoint: O que você considera mais importante em um confinamento de gado de corte?

Luiz Venturi: Sem a menor dúvida, o ponto principal é a mão de obra. Os tratadores são as responsáveis por executar a formulação prescrita pelo nutricionista no momento correto e da forma correta. A operação do trato no meu ver é a mais importante, pois ela tem o poder de melhorar ou piorar o desempenho dos animais em até 500g por cabeça por dia.

BeefPoint: Qual o maior desafio dos confinamentos no Brasil hoje?

Luiz Venturi: Os confinamentos, assim como as fazendas brasileiras, têm que passar por um processo de profissionalização. Esta atividade tem margens estreitas e a gestão de custo é fundamental para que se obtenha o sucesso. O produtor tem que ter obsessão por custo, sem perder a visão das metas zootécnicas que devem ser atingidas para que se tenha êxito na atividade.

BeefPoint: Qual projeto de confinamento você teve contato ou implementou nestes últimos anos, que considera um case de sucesso? Por quê?

Luiz Venturi: Tive oportunidade de participar de vários confinamentos de sucesso com equipes muito motivadas e gestores competentes, porém, foi muito gratificante transformar um confinamento que estava desacreditado pelo proprietário e pela equipe, já que tinham uma consultoria conhecida e desempenho baixo.

Tive que provar tudo que havia falado sobre possibilidades do confinamento e em 4 anos de trabalho consegui motivar todos, ampliamos o confinamento e hoje confinamos 3 vezes mais animais que no início, com ganhos 35% maiores. O proprietário passou a entender a importância do confinamento dentro de sua propriedade e de seu modelo de negócio e virou um grande entusiasta desta tecnologia.

BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?

Luiz Venturi: O maior resultado sempre vem do investimento em pessoas, nossa atividade é feita de gente e o treinamento é o investimento que traz o melhor resultado.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E por quê?

Luiz Venturi: 2013 está sendo um ano de grande aprendizado pessoal, pois estou iniciando um greenfield, que é o projeto BRPEC, onde posso integrar várias áreas do conhecimento agronômico e ajudar a criar uma das maiores produtoras de genética, carne e grãos do país.

BeefPoint: Qual mensagem gostaria de deixar para os confinadores no Brasil?

Luiz Venturi: O confinamento está começando no Brasil, temos muito a crescer e a ajudar a produzir a carne que abastecerá o mundo pelos próximos anos. Para isso, foco no planejamento, controle do custo e equipe de qualidade são fundamentais para o sucesso.

O confinamento é uma ferramenta fantástica para maximizar resultados na pecuária. O futuro da pecuária passa por integração agricultura/pecuária e pelo confinamento.

Confira a Programação do Interconf 2013

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress