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Lucro da JBS sobe em mais de 4 vezes, para R$ 619 milhões no 4T14

A JBS, maior produtora global de carnes, teve lucro líquido de R$ 618,8 milhões no quarto trimestre, valor mais do que quatro vezes superior ao do mesmo período de 2013, embora a JBS Mercosul, principal unidade da companhia, tenha tido piora no desempenho operacional em meio a um aumento dos preços do boi gordo.

Entre outubro e dezembro, a geração de caixa da JBS medida pelo lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações (Ebitda) subiu 76%, para R$ 3,3 bilhões.

No entanto, a JBS Mercosul, que compreende a produção de carne bovina no Brasil, na Argentina, no Paraguai e no Uruguai, teve uma queda de 23% em seu Ebitda no quarto trimestre ante o mesmo período de 2013. Na mesma comparação, o Ebitda da JBS Foods, dedicada à produção de aves, suínos e alimentos processados, subiu 189%. Já o Ebitda da unidade de bovinos da JBS USA cresceu 185%.

A margem Ebitda da JBS Mercosul caiu para 7,1% ante 11% no terceiro trimestre de 2013, enquanto as outras duas unidades mais importantes tiveram alta na margem.

A empresa disse que o Ebitda da JBS Mercosul foi afetado pelo “aumento dos preços da matéria-prima, parcialmente compensado pelo aumento dos preços de venda da carne in natura em 15,1% no mercado doméstico e de 7,9% no mercado externo, impulsionado pela desvalorização do real”.

A JBS disse que mantém a sua estratégia de investimentos em marcas e inovação de produtos para sua divisão de bovinos no Mercosul, promovendo o lançamento de novas linhas, com maior valor agregado e conveniência para os consumidores.

Segundo a empresa, a estratégia já refletiu na melhora de mais de 15% nos preços dos produtos industrializados no mercado doméstico em 2014 na comparação com 2013.

A receita líquida da companhia somou R$ 34,3 bilhões no quarto trimestre, aumento de 26% ante o mesmo período de 2013.

A relação entre a dívida líquida da JBS e seu Ebitda recuou para 2,1 vezes ao final de 2014, ante 2,5 vezes no fim do terceiro trimestre e 3,7 vezes no fim de 2013.

A empresa disse que uma de suas dez prioridades para 2015 é a “contínua redução da alavancagem”.

Outro item citado pela companhia para este ano é o “foco em crescimento orgânico e não em aquisições”.

Fonte: Reuters, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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