Programas de carne de qualidade da Beef&Veal abatendo em 6 estados brasileiros
1 de agosto de 2013
Confira os fatores que influenciaram a alta do boi gordo em julho
1 de agosto de 2013

Luciano Araújo: Há muito tempo, o produtor de gado tinha que ser bom em abrir terras, hoje, tem que ser ótimo com pessoas

O Workshop BeefPoint Gestão de Pessoas na Pecuária de Corte será no dia 7 de agosto, em São Paulo. Para conhecer melhor o tema, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com pessoas que têm se destacado nessa área, pelo trabalho que realizam.

Confira abaixo a entrevista com Luciano Araújo, um dos palestrantes desse Workshop.

Luciano Araujo Terra Desenvolvimento

Luciano Araújo é graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Federal de São Carlos e especialista em manejo de pastagens pela FAZU. Cursou MBA na ESPM. Trabalha com gestão estratégica e gestão de pessoas desde 1992, ocupando cargos de gerência na Brahma-Skol, Cervecera Nacional (Venezuela) e Sky-TV.

Atua em projetos de pecuária de corte e genética, agricultura anual, heveicultura, cooperativas e lavoura de mandioca, distribuídos em 8 estados brasileiros, além do Paraguai. Ministra palestras e treinamentos sobre gestão pecuária, ciclos econômicos, liderança, comportamento, remuneração variável e comunicação.

Além de pecuarista, é consultor sócio da Terra Desenvolvimento Agropecuário.

BeefPoint: Há muita gente boa em gestão de pessoas, mas que não conhece esse termo. É bom em lidar com gente, tem uma equipe de alta performance, baixa rotatividade de pessoal, etc. Desde quando você se interessa sobre o tema gestão de pessoas?

Luciano Araújo: Desde 1992, quando senti na pele que o resultado e desempenho de qualquer empreendimento estão mais relacionados ao treinamento e à motivação do indivíduo e da equipe do que outros recursos. Mesmo em situações adversas e com recursos limitados, equipes bem preparadas e motivadas conquistam resultados muito acima da média.

BeefPoint: O que você considera mais importante para fazer uma boa gestão de pessoas em uma fazenda de gado de corte?

Luciano Araújo: Objetivo e metas desafiadoras, transformando-se na grande causa da fazenda, de todos. Apoiado em princípios de meritocracia, com regras claras, a equipe deve vislumbrar oportunidade de reconhecimento, crescimento e de premiação justa.

DSC00448 (NXPowerLite)

BeefPoint: Qual o maior desafio da gestão de pessoas na pecuária brasileira hoje?

Luciano Araújo: Manter talentos na fazenda. Hoje há uma grande disputa pelos profissionais que se destacam, além da preferência por morar nas cidades.

BeefPoint: Em relação a gestão de pessoas, qual inovação na pecuária de corte você mais gostou nos últimos anos? O que estamos precisando inovar?

Luciano Araújo: Remuneração variável baseada no cumprimento de metas, simples e justas.

Precisamos inovar e desenvolver atrativos para que os jovens queiram trabalhar e crescer profissionalmente nas fazendas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

BeefPoint: O que você implementou de diferente em gestão de pessoas em 2012-2013? O que você fez em 2012-2013 que te trouxe mais resultados?

Luciano Araújo: Nossa equipe tem implementado Quadros de Desempenho Individual nos clientes, atrelado ao cumprimento de tarefas e metas. Tem feito toda a diferença.

BeefPoint: O que o setor deveria fazer para melhorar a gestão de pessoas na pecuária no Brasil?

Luciano Araújo: Eventos como este do BeefPoint, além de treinamentos direcionados para os gestores/proprietários. A equipe é reflexo do líder.

DSC08318 (NXPowerLite)

BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte, em especial os interessados em gestão de pessoas?

Luciano Araújo: Há muito tempo atrás, o produtor de gado tinha que ser bom em abrir terras e formar fazendas. Algumas décadas depois, tinha que ser bom em produzir, agregar valor ao seu rebanho e comercializar bem. Hoje o produtor tem que ser ótimo em pessoas, em gente.

BeefPoint: Ao compararmos fazendas de vários estados brasileiros, os problemas de gestão de pessoas são os mesmos?

Luciano Araújo: A dificuldade em atrair e reter talentos é um problema em todas as regiões brasileiras, em todos os lugares “falta gente” e “gente é o problema”. Nós acreditamos que “gente é a solução” e o gestor deve respeitar a cultura local e dar oportunidade para que todos, inclusive os familiares, se desenvolvam e cresçam através do trabalho na fazenda.

treinamento

Clique aqui para se inscrever no Workshop BeefPoint Gestão de Pessoas na Pecuária de Corte.

4 Comments

  1. Miguel Ferreira disse:

    ” A equipe é reflexo do líder “. Quando os gestores entenderem esta frase, e começar a ver os colaboradores, ou equipe, como um patrimônio da propriedade, eles irão buscar soluções, e assim parar de falar que mão de obra é um problema.

  2. Bruno Diego Longo disse:

    Temos que mudar a mentalidade do “gente é problema” para o “gente é solução!”, afinal, quem faz as coisas acontecerem ou não são pessoas.
    Colaboradores comprometidos com a causa da fazenda, que acordam todos os dias pensando em fazer melhor, fazem parte do perfil ideal de funcionário. Eles fazem o que tem de ser feito, e fazem bem feito.
    Parabéns BeefPoint pela iniciativa do encontro.

  3. Celso Magalhães Coronel disse:

    E as “pessoas”, tem que ser ótimas também com o “produtor de gado”, Sr. Luciano Araujo!

  4. Rodrigo Martins Ferreira disse:

    Concordo completamente,o Patrimônio maior da empresa é o capital humano e treinando,capacitando com certeza os resultados apareceram.

plugins premium WordPress