Atacado – 17/11/08
17 de novembro de 2008
Mercados Futuros – 18/11/08
19 de novembro de 2008

Lona para a vedação da silagem: Estamos sendo enganados?

As falhas na vedação podem comprometer seriamente a eficiência na conservação de forragens devido ao ingresso de ar na massa, o que se traduz em aumento da temperatura, das perdas pela presença de fungos e possível contaminação de produtos de origem animal com microrganismos indesejáveis. Por esses motivos, a lona de cobertura passa a ter uma contribuição muito expressiva na etapa de vedação do silo.

Dentre as etapas que contemplam o processo de ensilagem, a vedação é aquela onde ainda encontram-se muitas dúvidas, seja pelo tímido investimento dispensado em pesquisa específica, como também pela cultura de descaso a essa fase do processo, geralmente sub-valorizada, face a maior importância relativa das etapas de enchimento e compactação da massa ensilada e uso de aditivos.

Contrariando a expectativa geral, as falhas na vedação podem comprometer seriamente a eficiência na conservação de forragens devido ao ingresso de ar na massa, o que se traduz em aumento da temperatura, das perdas pela presença de fungos e possível contaminação de produtos de origem animal (exemplo: leite) com microrganismos indesejáveis.

Por esses motivos, a lona de cobertura passa a ter uma contribuição muito expressiva na etapa de vedação do silo, objetivando a redução da penetração de ar do ambiente externo para o interior da silagem. Em silos do tipo superfície, a presença da lona se torna mais relevante, quando comparado ao silo do tipo trincheira, devido à ausência de paredes laterais para proteção da massa.

As características mais importantes de uma lona para a vedação da silagem são: Espessura, Coloração e Polímero (os) utilizado (os) na confecção do filme. As tipologias dos filmes plásticos utilizados no Brasil para a cobertura de silagens apresentam o polietileno como principal polímero, entre as cores o preto e dupla face e espessuras diversas variando de 150 a 300 micras.

Como as práticas associadas à vedação são consideradas precárias no nosso país, Bernardes et al. (2008) desenvolveram uma pesquisa com o objetivo de estudar estratégias de vedação da massa de silagem avaliando diversas lonas comercializadas no mercado interno e no exterior.

Para a surpresa dos autores, as lonas que são comercializadas no nosso país (150 e 200 micras de cor preta e 200 micras dupla face) não apresentam a espessura que os fabricantes divulgam no rótulo da embalagem. Ao analisarmos a Figura 1, percebe-se claramente que a espessura verdadeira (realmente a lona apresenta) é muito inferior da dita pelas indústrias produtoras dos filmes.

A lona de cor preta e “espessura” comercial de 150 micras, por exemplo, apresentou 81 micras a menos da divulgada pelo fabricante. Segundo Kuzin & Savoie (2001), as perdas nas áreas periféricas do silo são influenciadas pela espessura da lona. Ainda segundo esses autores, quanto menor for a espessura, maiores são as perdas ao longo da estocagem, pois as flutuações da temperatura (evidente entre o dia e a noite) determinam diferenças de pressão entre o gás no interior do silo e aquele da atmosfera, em que tais diferenças causam fluxo de gás, do exterior para o interior e vice-versa, quanto maior for a permeabilidade da lona.

Figura 1. Espessura comercial e verdadeira de lonas utilizadas na vedação de silagens.

Clique na imagem para ampliá-la.

Além deste problema, que envolve a espessura da lona, nós enfrentamos uma outra dificuldade que é a vida útil do plástico quando este é exposto ao ambiente. Como a aditivação contra os raios ultra-violeta é considerada de alto custo pela indústria plástica, algumas lonas têm apresentado “rasgos” espontâneos quando exposta à radiação solar por um período ínfimo de tempo.

Observa-se na Foto 1, que a presença da abertura na lona não é devido ao ataque de animais (roedores, pássaros ou cachorro do mato), como geralmente ocorre, mas pela exposição do filme aos raios solares e uma possível ausência (ou pequena quantidade) do aditivo na face externa do plástico para que este pudesse resistir a presença da luz solar.

Portanto, este artigo vem alertar os (as) senhores (as) sobre as condições em que nos encontramos quando o assunto é uso de lona na vedação da silagem no mercado brasileiro. Algumas empresas nacionais produtoras destes filmes não estão demonstrando idoneidade e quem é prejudicado com este cenário são os pecuaristas que fazem uso dessas lonas.

E se não bastasse as dificuldades que os produtores enfrentam no dia-a-dia, agora nós temos mais esta… O rompimento espontâneo da lona após um período de exposição ao sol de três meses.

1 Comment

  1. jorge rodrigues disse:

    hoje as lonas apresenta varia espessura, pois a variação é dada na maquina ao ser produzida.
    uma opção é utilização de lonas dupla face, pois não havera perda de temperatura.
    mas o custo é que mais alto, mas podera ajudar mais na durabiliade do produto.

plugins premium WordPress