Lições de profissão e de vida com o Prof. José Bento Ferraz [AgroTalento]

Gostaria de te convidar a assistir ao vídeo com a primeira entrevista do AgroTalento, um programa de desenvolvimento pessoal e profissional para os jovens talentos da pecuária brasileira.

O Movimento AgroTalento é uma iniciativa ousada com o objetivo de reunir os jovens talentos da pecuária de corte, pessoas de excelência e de alto potencial. Queremos ajudar esses agrotalentos avançarem, crescerem, fazerem mais e melhor.

Esse é o principal projeto do BeefPoint em 2014. Depois da copa do mundo, vamos lançar um programa de treinamento e desenvolvimento online e presencial.

Trazer e apresentar a trajetória de vida, de carreira e de escolhas de pessoas de sucesso, pessoas admiradas é um dos objetivos AgroTalento. Queremos conhecer mais a vida dessas pessoas que são exemplo como profissionais e como seres humanos. Essa série de estudos de caso de vida, estudo de caso de carreira é a primeira parte desse programa de treinamento que estamos preparando com muito cuidado para você.

Essa primeira entrevista do AgroTalento é com o Prof. José Bento Ferraz, da FZEA-USP, e um dos maiores especialistas brasileiros em avaliação genética de gado de corte do Brasil.

Nessa entrevista falamos sobre:

  • história de vida do Prof. Bento
  • escolhas, idas e vindas, caminhos que escolhemos na vida
  • escrevendo certo por linhas tortas
  • como escolher um orientador de pós-graduação
  • como escolher uma faculdade para se fazer uma pós-graduação
  • uma lição, um erro e um aprendizado
  • a coisa mais importante de quem é seu parceiro ou cliente
  • “se você é a pessoa mais inteligente da sala, você está na sala errada”.
  • da importância sobre viajar, em especial para o exterior
  • como aprender sobre melhoramento genético

Aproveito para te convidar a deixar um abraço e uma mensagem de parabéns ao Prof. Bento Ferraz, que completa 60 anos nessa sexta-feira, dia 30 de maio. Queremos reunir um compilado de mensagens.

Por favor, envie uma mensagem, uma história, uma lembrança e até mesmo um simples e valioso abraço de parabéns.

Você nos ajuda? Muito obrigado :-)

59 thoughts on “Lições de profissão e de vida com o Prof. José Bento Ferraz [AgroTalento]”

  • Cintia Righetti Marcondes - 30/05/2014

    Prof Bento foi meu Mestre e guru até hoje. Foi com ele que iniciei meu caminho pelo melhoramento genético, como estagiária em 1993 e depois como Bolsista de Iniciação Científica em melhoramento de suínos. É um orgulho tê-lo fazendo parte da minha formação, assim como outros mestres que tive depois, Joanir P. Eler, José Aurélio G. Bergmann e Raysildo B. Lôbo. A trajetória de vida do Prof. Bento é inspiradora e mostra como precisamos ter uma mente aberta, assumir alguns riscos que no começo parecem não fazer muito sentido e seu sucesso e reconhecimento mostram como ter várias experiências de vida é algo que não tem preço! Prof. Bento, receba meu grande abraço, parabéns pelo sucesso e pelo aniversário!

  • Inêz Aparecida da Silveira - 30/05/2014

    Parabéns e um feliz aniversário ao professor Bento Ferraz, um grande abraço. Sou uma leitora e admiradora do seu trabalho, eu sou sou técnica em agropecuária e trabalho com o setor de BEA.

  • Paulo Loureiro - 30/05/2014

    Prof José Bento,

    Você é um grande mestre, parceiro de trabalho, sabe ensinar como poucos e é um amigo muito generoso.

    Bela entrevista!

    Siga firme e conte sempre comigo.

    Paulo

  • Jogi Humberto Oshiai - 30/05/2014

    Parabéns Bento! 60 anos é somente o dobro dos “30 anos” da femme de Honore de Balzac.
    Muito boa entrevista Miguel!
    Acabei de mandar um e-mail para vocês dois.
    Um abraço,

    Jogi

    Jogi Humberto Oshiai

  • André Jorge - 30/05/2014

    Queridos Miguel e Prof. Bento,

    PARABÉNS pela entrevista e pela iniciativa do Movimento AgroTalento. Prof. Bento, um amigo especial e exemplo de trajetória de profissional e ser humano. FELICIDADES pelo seus 60 anos! Sáude e Paz. Forte abraço, André Jorge

  • Paulo Roberto Silva - 30/05/2014

    Parabéns José Bento pelos seus 60 anos (eu já fiz), por seu trabalho e nossa história.

  • Lucas Arantes - 30/05/2014

    Sou estudante de doutorado da FZEA e mesmo não tendo contato direto com o prof. Bento já ouvi muita coisa boa a respeito dele. Achei muito interessante a entrevista e aprendi muita coisa que com certeza vou levar em conta para a construção da minha carreira profissional.

    Feliz Aniversário prof. Bento! Desejo muita felicidade e sucesso…

  • Viviane - 30/05/2014

    Parabéns pela entrevista, lição de vida e pelo aniversário!!

  • Fernanda Costabeber - 30/05/2014

    “Se você é a pessoa mais inteligente da sala, você está na sala errada”. Hoje é o aniversário do professor, mas quem ganhou o presente fomos nós, com essa excelente entrevista. Estou muito entusiasmada com o Agrotalento, acho que vem muita coisa boa por ai! Parabéns Prof. José Bento Ferraz e Miguel Cavancanti.

  • Domires Mendes - 30/05/2014

    Meus parabéns, pela iniciativa.
    Tenho certeza que estão fazendo o diferencial da cadeia produtiva.
    Um grande Abraço.

  • Cláudio Carvalho - 30/05/2014

    Parabéns ao prof Bento, que seus ensinamentos sirvam de exemplo a nossa classe pecuarista . Felicidade nossa de estar nesse bate papo, e de não ser, de certo o mais inteligente nesse espaço aberto. Abs, Cláudio Carvalho, faz Sta Clara, Potiraguá- Ba

  • HERNANDES MEDRADO FILHO - 30/05/2014

    Primeiro quero Parabenizar o Professor Bento pelo aniversario,desejando-lhe muita SAÚDE para continuar contribuindo com o seu conhecimento para a Pecuaria Nacional e em segundo lugar agradecer ao Miguel pelo presente que recebi nesta manhã com esta palestra pois após sofrer bastante com esta seca,continuaremos a fazer um trabalho de melhoramento genético na Fazenda NIOAQUE, em Boa Vista do Tupim e esta palestra foi bastante importante para o FOCO que sera dado daqui em diante,MUITO OBRIGADO.
    Aproveitando a oportunidade gostaria da indicação de Semen para implantação de IATF, em uma fazenda onde aproveitaremos seu potencial de pastagem nativa,como tambem quais as principais medidas para se adotar esta implantação aqui no semi arido.

  • Antonio Carlos Alessi - 30/05/2014

    Fantástica entrevista. O Prof. Bento deixa uma mensagem muito clara, oportuna e interessante a criadores de bovinos de corte, estudantes de graduação e de pós-graduação e também a pessoas que se interessam por exemplos de vida.
    Competência e determinação sempre foram seus pontos fortes.

    Parabéns ao Prof. Bento e ao entrevistador Miguel Cavalcanti.

    Antonio C. Alessi

  • Diego Cucco - 30/05/2014

    Parabéns pela iniciativa Miguel, será mais uma ação de sucesso para promover nossa pecuária!
    Parabéns Bento pelo sucesso profissional e pela lição de vida!

  • Beryk Salab - 30/05/2014

    Ele é quem faz aniversário e nós recebemos este presente! Se eu tivesse que definir o professor Bento em uma palavra, diria INSPIRAÇÃO. É sempre muito bom ouvi-lo! Não é por menos que todo final de aula ele reunia diversos alunos a sua volta, que ficavam olhando e ouvindo boquiabertos suas palavras (e eu é claro, sempre estava entre eles).
    Obrigada Miguel por mais este bom trabalho!
    Obrigada professor Bento por mais esta lição! Me sinto privilegiada por ter sido sua aluna e por nossa amizade.
    Parabéns pelos anos de vida! Que sigam sendo de inspiração!

  • Wecksley Souza - 30/05/2014

    Prezado Professor Bento, como eu havia dito há quase dois anos atrás no Projeto Vivência da Zoot Jr. USP, é sempre um prazer e honra poder escutá-lo: não só pela boa prosa mas principalmente pelas reflexões que sempre provocas. Agradeço por sempre estar disponível a ajudar e só posso desejar muita saúde e muitos novos desafios em sua vida. Feliz aniversário!

  • Huberson S. Dias - 30/05/2014

    Grande Bento, um dos orgulhos profissionais desse país. Quem já teve oportunidade de trabalhar contigo conhece o seu grande caráter e o enorme coração que precisa continuar firme porque nós e o Brasil precisamos da sua contribuição.
    Parabéns pelo seu dia.

  • André Artin Machado - 30/05/2014

    Mestre,

    Parabéns e toda felicidade do mundo para você. INSPIRAÇÃO realmente é a palavra que traduz o sentimento que você deixa para todos aqueles que te conhecem.

    Um forte abraço, do seu aluno, admirador e amigo!

    André Artin Machado

  • Ligia Moreira - 30/05/2014

    Primeiramente, PARABÉNS pela entrevista, adorei!!! Mas, eu gostei mais dessa entrevista porque estou em transição na minha vida acadêmica, entrando no doutorado e eu tinha diversas dúvidas sobre foco, linha de pesquisa, objetivos profissionais, etc e o professor Bento me ajudou muito com essa entrevista.
    Obrigada.

  • Ruyolam Alves de Lima - 30/05/2014

    Parabéns Dr. Bento pelos anos anos de vida e também pelo exemplo de cidadão formando e orientando muitas outras pessoas que passaram na sua vida por este longo período de atividade acadêmica. E deste naipe de pessoa que precisamos no nosso Brasil. Muito obrigado pela bela oportunidade de poder ouvir este brilhante mestre. Ruyolam Alves de Lima, Zootecnista.

  • Aleri João Panazzolo - 30/05/2014

    Parabens Prof. BENTO e VC Miguel pelo propósito.
    Sou Apaixonado por Pecuária de Corte e fico muito feliz por poder me considerar participante deste grupo de apaixonados por que faz.
    Aprendi agora com o professor Bento o valor de ter foco eu tenho mta gana por uma pec de corte profissional e empresarial eficiente.
    Quero estar contigo em breve Miguel.
    Para te monstrar o que a Engenharia Agrícola faz pela pec de corte a qui no
    sul RS. Em 20 anos, com foco e paixão pela inovação.
    Meu alvo, meu foco fechado para Carne Boa, para todos.
    gde Abç
    Aleri.

  • Adilson Marcio Malagutti - 30/05/2014

    Fantástica a entrevista e excelente a iniciativa do agrotalento, parabéns!

  • Francisco Beduschi - 30/05/2014

    Professor Bento é uma pessoa incrível pela sua disposição e dividir conosco sua bagagem e seu conhecimento de vida e profissional. Parabéns a todos pelo projeto!

  • Marco Antonio Mattos - 30/05/2014

    Parabéns Professor Bento por estar sempre me ensinando, te admiro e respeito muito, que Deus o ilumine ainda mais, te desejo paz, prosperidade e muita saúde.
    Miguel Cavalcanti, parabéns pela sua competência!!!
    Obrigado
    Marco Mattos

  • Thallyta Furquim - 30/05/2014

    Entrevista excelente, veio em ótima hora. Muito bom e importante aprender com pessoas experiente e serias no seu oficio. Prazer imenso em conhecer melhor o Professor Bento, muitíssimo obrigada pelas palavras.

  • Nikolas Q. Elias - 31/05/2014

    Prof Zé Bento.
    Parabéns por mais um ano de vida completado hoje 30.05.14.
    Seu depoimento me inspirou por sua bela história de vida.
    Vc é um guerreiro brasileiro.
    Abraços.
    Nikolas

  • ivani sisto alessi - 31/05/2014

    gostaria de enviar minha mensagem ao professor Bento, parabens pela entrevista, pelo aniversario e pelo grande conhecedor de genetica animal, que tanto beneficio traz a genetica desse pais

  • Murilo P. Tocantins - 31/05/2014

    Parabéns Miguel, pela escolha dos profissionais que você nos apresenta e leva ao nosso meio, alcançando pessoas que acreditam que o setor rural tem homens diferenciados, capazes de mudar pra melhor a produção de alimentos no nosso País. Parabéns ao Dr. Bento Ferraz, primeiramente pelo seu aniversário, que Deus continue lhe abençoando e dando energia para disseminar esse cabedal de conhecimento e experiência ao novos colegas de profissão.

  • jose roberto puoli - 31/05/2014

    Grandes Zé Bento e Miguelito,
    Que “dupra” ein???!!!
    Zé, nunca tive a oportunidade de te agradecer e confidenciar duas coisas.
    A primeira, quando sai do Campanário, e você fez de tudo para me levar pra ai, aquilo foi uma massagem no meu ego, e um empurrão na minha vida profissional, incalculável. A segunda foi você em recomendar para a Paikuara. Prestei serviços para eles 13 anos e hoje trabalho somente com eles. É a minha principal atividade profissional e o projeto mais apaixonante que ja participei.
    Enfim, duas influencias enormes e ótimas na minha vida profissional….Uma vez mais, sou eternamente grato.
    Miguelito, você, meu caro, para mim, é simplesmente a pessoa DE MAIOR INFLUÊNCIA NA PECUÁRIA BRASILEIRA, nos últimos, vários, anos. Tenho certeza que essa influência será mundial, muito em breve.
    Abração pra dupra!!!!
    limão

    • Miguel da Rocha Cavalcanti
      Miguel da Rocha Cavalcanti - 01/06/2014

      Limão, muito obrigado pelo elogio. É muito bom ter amigos, e amigos como você. Grande abraço, Miguel

  • Leila de Genova Gaya - 31/05/2014

    Linda entrevista do meu para sempre orientador! Impossível encontrar palavras para agradecer esse presente do Beefpoint! Uma merecida homenagem, uma aula de melhoramento e uma lição de vida!
    Parabéns pelos 60 anos Prof.!!!
    Obrigada pela oportunidade de conviver e sempre aprender tanto com você!
    MUITO ORGULHO DE SER da linhagem JB!

  • Miguel Santana - 31/05/2014

    Fantástica entrevista. Exemplo profissional na pecuária brasileira.

  • Antonio Vilmar de Oliveira - 01/06/2014

    A palestra foi muito boa sou professor de educação física e estou entrando nesta área do agropecuária está de parabéns.

  • Domingos Batistella - 01/06/2014

    José Bento Ferraz é um grande profissional mas a impressão que ficou é que é uma excepcional pessoa com visão global e autêntico !!!

  • Lélia G. Leite - 01/06/2014

    Concordo com a Fernanda, quem ganhamos fomos nós!!! Iniciativa incrível de fazer o Agrotalento, e essa entrevista, particularmente falando eu AMEI !!!! Parabéns professor !!

  • Andre Gomes - 01/06/2014

    Muito boa a entrevista, mas quando a pessoa se diz muito focada , mesmo estando em casa seus pensamentos estão longe. Como se desligar se não tem a quem delegar ? Como desacelerar se temos muito a percorrer ?

  • Roberto Salles Zancaner - 01/06/2014

    Zé Bento, parabéns!
    Como sempre, voce acertou na mosca; avaliação genética em bovinos de corte no Brasil, virou, para a grande maioria, mais um modismo.
    Grande abraço.

  • Leonardo Campos - 01/06/2014

    Parabéns aos dois, Beefpoint pela iniciativa e ao prof. Bento por seu depoimento aberto e sincero. Competência e talento brasileiro.

  • Aline Zampar - 01/06/2014

    Belíssima entrevista do Prof. Bento! Sempre com seus conselhos e dicas…Tive o enorme prazer de tê-los pessoalmente, e acho que os acolhi da melhor forma possível. Como diz minha “meia-irmã”, Leila de Genova Gaya, “orgulho de ser linhagem JB”.
    Parabéns ao Beefpoint pela iniciativa da entrevista e ao mestre pelos 60 anos!

  • Arnaldo Dantas - 01/06/2014

    Não poderia haver melhor escolha para inaugurar o Agrotalento!
    Tive o prazer de cursar a graduação, trabalhar junto e privar da amizade do prof. Bento. Um exemplo de vida, caráter e humanidade, além da mente privilegiada.
    Entrevista enriquecedora! Parabéns ao Beef Point, e ao Bento pelos 60 anos!

  • Luciana Mourão - 02/06/2014

    Meu querido amigo JB:
    Parabéns pelo sex-agenário aniversário e pela entrevista…matei um pouco da saudades de vc….vc é sim muito bravo, mas aprendi a gostar de vc assim mesmo!!!! Eu, Gerson, Gabriel e Giovana te adotamos como da família e vc sabe disso….bela entrevista, bela carreira e muitas lições de vida. Me orgulho de ser sua amiga!
    Grande abraço

  • Anna di Cameli - 02/06/2014

    Grande entrevista!
    E com toda razao dizer que ” o problema da pecuaria é a tradição”

  • William Koury Filho - 02/06/2014

    Parabéns Miguel pelo programa e Prof, Bento por compartilhar tantas experiências super interessantes – a entrevista ficou demais.
    Como ex orientado gostaria de deixar meu depoimento.
    “O Bento foi uma das pessoas mais importantes de minha vida, desde o momento em que fiz a entrevista para o mestrado em Pirassununga em 1998.
    Sou muito grato a esse Cara. Muito obrigado, parabéns pelos 60 anos, e, por tudo que construiu ao longo de sua trajetória. Você influenciou muita gente, como eu, de maneira decisiva na carreira e na vida.
    Grande abraço, meu Professor e Amigo Bento.
    William Koury Filho.

  • Juliana Leite - 02/06/2014

    Prof Bento, um mestre, um líder, uma inspiração. Grata de ter sido sua aluna e poder nos encontrar nos eventos da vida.
    O que mais me admira nessa personalidade unica é a sinceridade nas palavras, independente de situação ou pessoa. Falta muito disso por ai.
    Parabéns pelos 60 anos professor. Grande Abraço

  • Jane Lara Grosso - 03/06/2014

    Ao meu mestre com carinho, parabéns pelos 60 anos! Você foi minha inspiração para começar no melhoramento animal. Hoje muito do que sou como profissional e pessoa sou grata a você. Suas dicas foram valiosas! Obrigada pela oportunidade. Grande abraço.

  • Francisco Penteado Cardooso Filho - 04/06/2014

    Parabéns Professor Bento

    Gostei muito da sua entrevista, com suas experiências e sugestões.
    Miguel parabéns mais uma fez por sua iniciativa.
    abraços
    Francisco Penteado Cardoso Filho

  • Edimar Custódio - 05/06/2014

    Parabéns ótima entrevista.

  • Peter A. P. Kviecinski - 09/06/2014

    Professor José Bento é com grande prazer que te parabenizo pelos seus 60 anos de vida, e proveito para relatar a oportunidade de poder aprender mesmo que por um final de semana em seus cursos pelo mundo o seu conhecimento que é um divisor de águas na produtividade da pecuária e que me ajudou e ajuda muitos profissionais a desempenharem um trabalho técnico, profissional e de resultado.

    grande abraço

  • Luis Adriano Teixeira - 12/06/2014

    Bento e Miguel, ótima forma de começar as entrevistas do Agro Talento, pois o Bento tem uma das raras qualidades de conseguir juntar toda experiência e sabedoria da “sala de aula” mas também a maestria de como passar todo seu conhecimento para o “dia a dia” contribuindo e MUITO para o crescimento e sucesso de quem trabalha junto com ele.
    A parceria da CFM com ele e o com o Joanir me fez aprender muito com sua experiência e forma de trabalho. Isso sem contar os resultados profissionais para a CFM, mas no dia a dia como profissional e também como pessoa, contribuindo para meu crescimento como um todo.
    Ótima entrevista dando uma experiência de vida e não só falando do lado profissional, Grande abraço e parabéns!

  • Sérgio Laonth - 12/06/2014

    Conheço o “Bentão” do chão da fábrica e não do meio acadêmico. Se ele é tão bom na sala de aula como foi quando diretor industrial de um grande projeto industrial, sucesso garantido! Mas o melhor dele é ainda é em outro campo, amigo de todas as horas e sempre à disposição de quem precisa. Defeito – Só um, voltou para São Paulo e não aparece mais por aqui (Recife)

  • LeoBacco - 14/06/2014

    Excelente entrevista. Não tenho contato com o professor Bento, mas confesso que sou muito grato aos chefes e mestres exigentes. Suas exigências incomodam na hora, mas isso é compensado com o crescimento e a sabedoria que usufruímos por toda a vida!
    Já tinha boa impressão do Prof. Bento, o que reforça a cada dia que ouço ele falar.

  • Saulo Lopes - 17/06/2014

    Gostei muito da entrevista. Bem inspiradora e rica em aprendizado. O professor me abriu os olhos para coisas bem importantes. Obrigado e vida longa com saúde ao professor.

  • Regina santana - 11/07/2014

    Parabéns , Miguel , pelo seu trabalho !
    Parabéns , professor Bento , pela excelente entrevista .
    Compartilhar essas lições de vida dando-nos oportunidade de conhecer alguem bom carater assim é , simplesmente , maravilhoso!
    Abraços a vocês
    Regina Santana

  • ALexander George Razook - 30/07/2014

    Somente hoje(30/07/2014) tive a satisfação de ver a entrevista de meu estimado amigo Bento. Parabéns pela lição de vida e pelos “sessentinha”! Parabéns ao Miguel por ter proporcionado essa oportunidade de ver e assistir a experiência profissional e de vida desse grande melhorista e ser humano. Sou testemunha que ele gosta de comer e isso inclue uma boa comida árabe!

    Razook

    • Miguel da Rocha Cavalcanti
      Miguel da Rocha Cavalcanti - 30/07/2014

      Muito obrigado Razook, que grande alegria ter você por aqui. Grande abraço, Miguel

  • Sergio Barrantes Astúa - 30/07/2014

    O Brasil tem essa particularidade de tér profesores que realmente sao Profesores o tempo todo, e, dao honra á palavra FORMATURA,pois ao igual do que o Profesor Bento sao formadores da gente.Nao tenho nada com que agradecer a oportunidade que tive de me FORMAR de Veterinario no Brasil na U.F.M.G.em Belo Horizonte em 1979, Parabens Miguel, Obrigado Brasil.

  • elton henrique gattermann - 03/10/2014

    Parabéns pela entrevista, é um incentivo para nunca parar de buscar informações, de nuca parar de querer crescer, nunca é tarde para se buscar algo novo, nunca é tarde não importa a idade de se melhorar. Valeu muito a pena assistir a entrevista mesmo sendo da área contábil, posso fazer a correlação entre duas, porque a informação é um bem precioso, e somente se consegue buscando, é como achar um diamante, somente se acha um garimpando. Muito Obrigado Elton Henrique Gattermann – Sinop- MT

  • Ivo Vicente Basso - 30/12/2014

    Não lí os comentários dos companheiros acima, mas queria dizer que faz tempo que não assisto um vídeo tão otimista mas com o pé no chão! Com conceitos tão verdadeiros e confiáveis. Parabéns!

  • ENOCH BORGES DE OLIVEIRA FILHO - 30/12/2014

    Incrível!!! Perdi esa entrevista na época que saiu, só hoje (30-12-2014) assisti, meio que por acaso, meu ex-aluno de graduação da FMVZ USP e ex-colega Professor na UNESP Jaboticabal!
    Parabéns, Bento, pela trajetória brilhante, pela lucidez, pela mensagem totalmente pertinente para guiar nossos jovens. Você com sessenta, eu com setenta, estamos, em setores diferentes, trabalhando para construir um Brasil melhor, uma pecuária mais produtiva.
    Grande e saudoso abraço.
    Parabéns, Miguel, pela feliz escolha para iniciar as entrevistas.
    Enoch Borges de Oliveira Filho, Professor Titular Aposentado, UNESP; Fazenda Serra Bela, Tocantins (Nelore P.O.)

Os comentários estão fechados.


ou utilize o Facebook para comentar