Presentear o brinco é parte da solução, diz produtor sobre rastreabilidade no RS
8 de agosto de 2013
Boi gordo e bezerro têm desvalorização na semana – acompanhe as variações na semana de 07-ago
8 de agosto de 2013

Liana Guimarães: é importantíssimo favorecer um ambiente de aprendizagem

O Workshop BeefPoint Gestão de Pessoas na Pecuária de Corte foi realizado nesta quarta-feira, 7 de agosto. Para conhecer melhor o tema, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com gestores que têm se destacado nessa área, pelo trabalho que realizam.

Confira abaixo a entrevista com Liana Guimarães, que trabalha com gestão de pessoas na empresa Agromaratá.

Liana Martha Gabriel Guimarães

Liana Gabriel Guimarães é graduada em administração de empresas e em direito, e pós-graduada em gestão de pessoas.

Há 15 anos trabalha com Recursos Humanos e há 1 ano assumiu a gestão de pessoas da empresa Agromaratá, onde vem trabalhando prioritariamente o desenvolvimento de lideranças, e em paralelo os demais subsistemas de RH.

BeefPoint: Há muita gente boa em gestão de pessoas, mas que não conhece esse termo. É bom em lidar com gente, tem uma equipe de alta performance, baixa rotatividade de pessoal, etc. Desde quando você se interessa sobre o tema gestão de pessoas?

Liana Guimarães: O interesse veio no início da minha vida profissional, quando optei por trabalhar no desenvolvimento das pessoas. O termo “gestão de pessoas” é utilizado nas organizações para nominar a área cuja tarefa estratégica é preparar os colaboradores, oferecendo as condições necessárias para o crescimento, integração de objetivos e o cumprimento das metas alinhadas.

Todo líder é um gestor de pessoas, e precisa de fato saber lidar com elas, formar e reter um time de talentos, que alcance a melhor performance e traga os melhores resultados para a empresa.

BeefPoint: O que você considera mais importante para fazer uma boa gestão de pessoas em uma fazenda de gado de corte?

Liana Guimarães: Além de liderar a execução dos subprocessos de gestão de pessoas, é importantíssimo favorecer um ambiente de aprendizagem, assumindo responsabilidade por identificar e desenvolver as pessoas.

É necessário avaliar o desempenho dos colaboradores, orientá-los, promover sua qualificação e oferecer feedback sobre o trabalho realizado, com o objetivo de desenvolver suas competências e alto desempenho. Um bom líder valoriza as pessoas, respeitando, ouvindo, dando atenção e demonstrando interesse genuíno por elas.

BeefPoint: Qual o exemplo de gestão de pessoas na pecuária, no Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Liana Guimarães: Tenho acompanhado o trabalho do Breno Barros e o admiro por aliar seu extenso conhecimento técnico à preocupação com a formação de equipes motivadas e de alta performance.

BeefPoint: Qual o maior desafio da gestão de pessoas na pecuária brasileira hoje?

Liana Guimarães: A qualificação profissional. Hoje contamos com poucas instituições que nos auxiliem na formação e qualificação de profissionais voltados para a pecuária.

BeefPoint: Em relação a gestão de pessoas, qual inovação na pecuária de corte você mais gostou nos últimos anos? O que estamos precisando inovar?

Liana Guimarães: A própria preocupação dos produtores de gado em estruturar uma área de Gestão de Pessoas, considero uma inovação. É louvável que os empresários desse segmento tão representativo, tenham hoje em suas empresas, a preocupação de estruturar os processos de RH, bem como a visão de valorizar seus colaboradores, através dos programas de desenvolvimento, boas condições de trabalho, de um tratamento justo, em um ambiente onde se sintam respeitados e satisfeitos, e consequentemente tragam os melhores resultados.

BeefPoint: O que você implementou de diferente em gestão de pessoas em 2012-2013? O que você fez em 2012-2013 que te trouxe mais resultados?

Liana Guimarães: O trabalho de desenvolvimento de lideranças, através da avaliação de competências e da realização de coach. Os resultados já começam a aparecer na mudança de atitudes dos líderes, no comprometimento da equipe e na evolução dos resultados.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013-2014, em gestão de pessoas? E porquê?

Liana Guimarães: Nosso planejamento para 2013 é implantar projetos de serviço social, priorizando um trabalho junto às famílias de funcionários e comunidades vizinhas. Pretendemos oferecer capacitação, cursos e palestras, em diversas áreas, e assim proporcionar a integração social, satisfação de aspirações pessoais, aprendizado e auto-realização.

BeefPoint: O que o setor deveria fazer para melhorar a gestão de pessoas na pecuária no Brasil?

Liana Guimarães: Proporcionar maiores possibilidades de qualificação e reciclagem, principalmente em localidades mais isoladas ou de difícil acesso. Devido às fragilidades do ensino médio e técnico em determinadas regiões, as empresas muitas vezes assumem para si a responsabilidade da qualificação, mas necessitam de apoio técnico para realizar projetos de educação continuada. E muitas vezes não encontram o suporte e auxílio necessários ao desenvolvimento deste trabalho.

BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte, em especial os interessados em gestão de pessoas?

Liana Guimarães: As pessoas são o bem mais precioso de uma empresa. Portanto, devemos nos preocupar em promover seu desenvolvimento, proporcionar a qualidade de vida delas, buscando a realização pessoal e profissional das mesmas, em um ambiente onde se sintam respeitadas, valorizadas, atuem como donas do negócio e atinjam resultados cada vez melhores.

5 Comments

  1. Rogério Fonseca Guimaraes Peres disse:

    Ótima entrevista. Parabéns!

  2. Liana Guimarães disse:

    Obrigada, Rogério! É sempre bom trocar conhecimentos e compartilhar ideias! Abraços!

  3. Valnice Goiabeira disse:

    Ótima entrevista.

    Podemos perceber a evolução no setor pecuária na qualificação e gestão de pessoas, que antes era vista como rural e sem desenvolvimento em equipes de trabalho.
    Parabéns para a empresa Agromaratá e Liana Gabriel pelo belo trabalho.

  4. Liana Gabriel Guimarães disse:

    Obrigada, Valnice! Fico feliz e grata pelas suas palavras!

plugins premium WordPress