Assista vídeo-homenagem ao dia do produtor rural
29 de julho de 2013
Uruguai: governo incentiva e apoia o processo de certificação da carne bovina
29 de julho de 2013

Levy Campanhã de Souza Jr.: formar líderes e qualificar a mão de obra são os maiores desafios da gestão de pessoas na pecuária

O próximo Workshop BeefPoint será sobre Gestão de pessoas na pecuária de corte. Para conhecer melhor o tema, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas com gestores que têm se destacado nessa área, pelo trabalho que realizam.

Confira abaixo a entrevista com um dos palestrantes desse Workshop, Levy Campanhã de Souza Júnior.

Levy Campanhã Souza Junior

Levy Campanhã de Souza Júnior é médico veterinário e há 17 anos acompanha o desenvolvimento do trabalho de pecuária nas Fazendas Bartira. Atualmente, ocupa o cargo de Gerente de Pecuária do Grupo.

BeefPoint: Há muita gente boa em gestão de pessoas, mas que não conhece esse termo. É bom em lidar com gente, tem uma equipe de alta performance, baixa rotatividade de pessoal, etc. Desde quando você se interessa sobre o tema gestão de pessoas?

Levy Campanhã de Souza Jr: A Fazendas Bartira sempre adotou como política da empresa o trabalho direcionado para melhor integração das equipes e bem estar dos colaboradores e suas famílias.

BeefPoint: O que você considera mais importante para fazer uma boa gestão de pessoas em uma fazenda de gado de corte?

Levy Campanhã de Souza Jr: Uma série de fatores são importantes, tendo como principais:

1. A formação de líderes que desempenham suas funções de maneira eficaz e harmônica, sempre motivando suas equipes;

2. Cursos de capacitação com o objetivo de valorizar as equipes e atualizá-las em relação à técnicas, tecnologias e informações modernas de gestão e controle pecuário como: sanidade, reprodução e alimentação.

3. Treinamento e metodologias que asseguram a saúde e bem estar dos trabalhadores.

BeefPoint: Qual o exemplo de gestão de pessoas na pecuária, no Brasil hoje? Quem você admira por fazer um excelente trabalho?

Levy Campanhã de Souza Jr: Empresas como a Brookfield, que valorizam e recompensam seus colaboradores através dos resultados alcançados e se preocupam com o seu bem estar.

BeefPoint: Qual o maior desafio da gestão de pessoas na pecuária brasileira hoje?

Levy Campanhã de Souza Jr: Formação de liderança e qualificação de mão de obra. Em nossa pecuária percebemos que as pessoas com mais idade têm dificuldades de adaptação aos novos conceitos de gestão, processos e novas tecnologias; pessoas mais jovens não querem residir na zona rural, frequentemente buscando o conforto e comodidade das cidades.

BeefPoint: Em relação a gestão de pessoas, qual inovação na pecuária de corte você mais gostou nos últimos anos? O que estamos precisando inovar?

Levy Campanhã de Souza Jr: A pecuária brasileira evoluiu muito nos últimos anos, com novas tecnologias reprodutivas, novos conceitos produtivos, etc. Esta evolução é constante e nosso aprimoramento deve ser constante no que tange os diferentes aspectos da atividade, inclusive em relação à gestão de pessoas.

Devemos buscar maior eficiência e fazer com que nossos colaboradores pensem como “donos” para assegurar os melhores resultados operacionais e lucratividade da atividade. É por isso que a remuneração com alguma avaliação de mérito deve estar na pauta das empresas também neste ramo.

BeefPoint: O que você implementou de diferente em gestão de pessoas em 2012-2013? O que você fez em 2012-2013 que te trouxe mais resultados?

Levy Campanhã de Souza Jr: Implementamos cursos de capacitação técnica e confraternizações comemorativas nas principais datas familiares.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

DSC00422

Fotos Reciclar Brincando 07 - 10 - 09 008

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013-2014, em gestão de pessoas? E porquê?

Levy Campanhã de Souza Jr: Implantar um modelo de gestão PDCA e intensificar os cursos de capacitação, tendo como objetivo: interação, comunicação, comprometimento e motivação da equipe.

BeefPoint: O que o setor deveria fazer para melhorar a gestão de pessoas na pecuária no Brasil?

Levy Campanhã de Souza Jr: Cada empresa ou propriedade rural deve analisar quais pontos deve melhorar, traçando um planejamento onde o desenvolvimento de pessoas deve ser muito bem avaliado. Cada funcionário tem sua individualidade, seus pontos fortes e fracos. É preciso conhecê-los para tirar proveito do melhor que cada um pode oferecer.

BeefPoint: Qual seu recado para produtores de gado de corte, em especial os interessados em gestão de pessoas?

Levy Campanhã de Souza Jr: Precisamos investir sempre em nossa equipe, valorizar e recompensar os resultados.

Clique aqui para se inscrever no Workshop BeefPoint – Gestão de pessoas na pecuária de corte.

1 Comment

  1. Mauricio Fernando de Oliveira Cunha disse:

    A gestão de pessoas na produção sempre foi e sempre vai ser fator primordial na empresa sendo ela agropecuária e outras empresas de seguimentos.Mas agora ficou difícil mão de obra especializada por isso essa preocupação agora.

plugins premium WordPress