Mercados Futuros – 25/03/08
25 de março de 2008
Previsões do USDA para produção e exportação de carne bovina
27 de março de 2008

Leitor comenta rastreabilidade e responsabilidades do setor

O leitor Isaque Godinho Lopes, de Goiânia/GO, comentou na seção cartas do leitor, o artigo Stephanes: Sisbov será reformulado em 60 dias. Ele acredita que não é hora de procurarmos culpados e sim de toda a cadeia da carne bovina discutir o sistema atual e definir os objetivos e responsabilidades de cada elo.

O leitor Isaque Godinho Lopes, de Goiânia/GO, comentou na seção cartas do leitor, o artigo Stephanes: Sisbov será reformulado em 60 dias. Ele acredita que não é hora de procurarmos culpados e sim de toda a cadeia da carne bovina discutir o sistema atual e definir os objetivos e responsabilidades de cada elo. Abaixo segue alguns trechos do comentário.

“Mais uma vez, o governo Lula, diz que não sabe de nada! Que a culpa, novamente não é dele.

E de quem é a culpa?

Ao invés de apontar os culpados do erro (se é que houve algum erro), o melhor é encontrar a solução. Fazemos parte de uma corrente, onde se um dos elos desta corrente não sustenta seu objetivo, deve ser no mínimo reforçado. Enquanto estivermos trabalhando em lados opostos, nunca atingiremos a satisfação desejada pelos nossos compradores.

• Produtores – deverão primeiro, aceitar ou não o processo. Se aceito, levar a certificação com mais seriedade;
• Certificadoras – atuar de forma correta, orientando e esclarecendo o processo, chega de brincadeiras;
• Frigoríficos – cobrar dos elos anteriores o correto andamento do processo sendo parceiros, garantindo assim um repasse viável à cadeia;
• Ulavs- devem ser orientadas e usar bom senso e não agir de maneira extremista, coibindo o produtor e certificadoras, para assim também poder orientar;
• Ministério – decidir qual o correto check list a ser seguido, para que o processo não se torne mais uma vez, impraticável, agindo com seriedade e firmeza e divulgar as decisões para a população;
• UE – exigir certificação do processo, garantir a compra e auditar o processo desde o Ministério da agricultura até à propriedade.

Não existe certo ou errado, somente existe os oportunistas, os lobistas, os aproveitadores e os donos da razão.

Enquanto isso, aqueles que querem levar o processo com seriedade são punidos e excluídos!

Esse é o Brasil de sempre!”

Para ler a carta na íntegra e outros comentários sobre o assunto clique aqui.

0 Comments

  1. José Leonardo Montes disse:

    Parabens Isaque, venho batendo nesta tecla a tempo só que uma andorinha sozinha não faz verão, chega de tanto vai e vem, nem ministro, nem deputados, estão interessados em ajudar e sim em aparecer e prejudicar realmente quem vive da produção neste pais, ve se o salario que não é pouco, não esta na conta deles donos da razão todo dia 30 e o produtor tem que vender seus animais sabe la pra quem e esperar 30 dias sem saber se vai receber, esta hipocrisia que acaba com o Brasil.

  2. Leonardo de Melo Menezes disse:

    Caros,

    Sou médico veterinário recentemente formado, portanto, vivo a pecuária realmente há pouco tempo, uns 4-5 anos. Porém, neste tempo vejo que a culpa dos erros, sempre “é”: Ou do governo, ou São Pedro.

    Façamos nós o Brasil de amanhã! Que os últimos acontecimentos nos façam agir! Que as “andorinhas” se unam, de uma vez por todas pelo “verão” comum!Façamos do “Brasil de sempre” o Brasil que queremos!

  3. JOSE FRANCISCO SOARES ROCHA disse:

    Concordo com Sr. Isaque,

    Chega de blá,blá,blá.

    1 – Já temos normas demais é só cumpri-las. o consumidor seja europeu ou brasileiro que quer um produto diferenciado, tem o direito de saber a origem e sistema de produção. Pendurar um brinco na orelha do animal na hora do abate não quer dizer nada.

    2 – O produtor que aderir ao Sisbov tem que ser remunerado pelo trabalho realizado e custos operacionais do processo. Já que está entregando um produto com valor agregado maior.

    Enquanto isto não acontecer, estamos todos perdendo.

plugins premium WordPress