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Land Rover, o ‘amigo do fazendeiro’, fez 70 anos

Tudo começou nas areias de uma praia no País de Gales. Foi numa baía à beira do mar que Maurice Wilks, designer da Rover, rabiscou no chão o esboço de um veículo concebido para ser um “amigo do fazendeiro”: um carro que fosse capaz de auxiliar nas atividades do campo, e eventualmente um substituto do cavalo. No ano seguinte, 1948, nascia o Land Rover, um veículo rústico, com tração 4×4 e carroceria de alumínio.

História

Maurice Wilks

Maurice tinha um irmão chamado Spencer. Os irmãos Wilks nasceram na Inglaterra – Spencer em 1891 e Maurice em 1904. Seu pai era diretor da empresa de artigos de couro e sua mãe sufragista. Ambos desfrutaram de uma infância confortável e feliz e alcançaram grande sucesso acadêmico. Maurice estudou engenharia no Malvern College e Spencer foi formado em direito.

Spencer se casou com Edith, filha de William Hillman, e em 1921 assumiu o comando da empresa quando William morreu. Hillman, fundada em 1907, desenvolveu alguns dos mais emblemáticos carros britânicos, incluindo o divertido nome de Wizard, Minx, Imp e Avenger.

As carreiras dos irmãos logo começaram a se sobrepor. Maurice mudou-se para os EUA para trabalhar na General Motors, retornando em 1928 para ocupar um cargo na Hillman como engenheiro de planejamento. Spencer então se mudou para o Grupo Rover, de Longbridge, como Gerente de Obras e foi seguido por Maurice em 1930.

Depois da guerra, Maurice tomou posse de um jipe Willys excedente. Embora muito usado, provou ser muito útil para pequenos trabalhos em torno de sua fazenda em Anglesey. Na necessidade de substituir houve um pequeno obstáculo – peças de reposição só poderiam ser compradas a granel e novos jipes não estavam sendo exportados dos EUA para o Reino Unido. Além disso, ele recusou a ideia de comprar um veículo não-britânico e disse que, se não pudesse construir um veículo melhor, não deveria estar no negócio!

Maurice refletiu sobre isso e o enquanto estava de férias com Spencer em 1947 esboçou a forma do Land Rover original na areia de Red Wharf Bay. Este foi o momento eureka e a gênese deste veículo agora lendário. A ideia foi criar um veículo melhor para os fazendeiros, combinando as qualidades de um carro com as de um trator.

Dois foram produzidos como protótipos, testados de forma robusta na ilha de Islay e exibidos no Salão do Automóvel de Amsterdã em 1948, onde os jornalistas de automobilismo estavam extremamente entusiasmados. Em 1951, a Land Rovers estava vendendo todos os outros veículos da Rover de 2 para 1.

No vídeo abaixo, Os primos Stephen e Nick Wilks discutem (em inglês) a concepção de Land Rover em 1947 por seus respectivos pais Maurice e Stephen Wilks.

https://www.youtube.com/watch?v=4nqutIBqXn4

Este ano a marca comemora 70 anos.

E, para celebrar, a Land Rover promoveu um encontro em São Paulo na última terça-feira. A expectativa da empresa era reunir 100 carros. Mas, apesar de ser um dia normal de trabalho, o evento contou com 116 veículos e muitos fãs da marca. Havia modelos das mais variadas épocas, do Land Rover Série 1 de 1949 ao recém-lançado Velar, passando por Range Rover, Discovery, Discovery Sport, Evoque…

Land Rover foi concebido para rodar sobre qualquer tipo de superfície, e a marca sempre esteve ligada às aventuras nos mais remotos pontos do planeta. Foto: Land Rover/Divulgação

Ernesto Teplik Junior foi um dos presentes. Ele diz que já teve “três ou quatro” veículos da marca, e que o atual, um modelo Série 2A, de 1965, foi adquirido no Paraná: “Ele pertencia a um convento de freiras, e elas não sabiam como dirigi-lo”, afirma. A viagem de volta, entre Curitiba e São Paulo, onde mora, foi feita em 11 horas, informa Teplik, por causa das frequentes paradas: “Land Rover quebra, mas mesmo assim continua andando”, garante.

Família cresceu

Embora o Defender seja considerado o primeiro modelo da marca, o nome só foi adotado em 1990. Ele nasceu apenas como Land Rover. Em 1958, dez anos após o lançamento do veículo pioneiro, veio o Série 2. Em 1970 a marca apresentou o Range Rover, maior e mais confortável.

Em 1971, foi lançado o Land Rover Série 3. O Discovery, terceiro modelo da montadora inglesa, chegou em 1989.

O primeiro veículo da marca a adotar carroceria monobloco foi o Freelander, lançado em 1997. E, em 2005, a empresa britânica apresentou o Range Rover Sport, com teto mais baixo e o primeiro motor V8 turbodiesel da marca. O Range Rover Evoque foi lançado em 2010, tornando-se sucesso imediato, com suas linhas esportivas.

O Defender teve a produção interrompida em janeiro de 2016, um ano antes da chegada do Range Rover Velar. Mas a história continua: o novo Defender deverá ser lançado no ano que vem.

‘É importante deixar cicatrizes’

Para o empresário Ricardo Berg (à direita na foto acima), Land Rover é um “modelo de vida”. “Com ele, você vai chegar ao destino, mas sem pressa”, resume. Berg tem um Land Rover 49 com volante do lado direito. O modelo foi adquirido há 14 anos e, segundo ele, estava “arrebentado”.

“Refiz todo o carro, mas acho importante manter algumas ‘cicatrizes’, arranhões que a vida deixa”, comenta. O empresário trabalha com restauração de veículos, mas diz que orienta seus clientes a manterem algumas dessas marcas na carroceria, porque normalmente elas trazem recordações de trilhas percorridas, por exemplo.

Fontes: Jornal do Carro, do Estadão, com informações de https://www.lookers.co.uk, BBC, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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