Chef britânico faz lanche mais caro do mundo
11 de abril de 2006
Supermercados crescem menos em 2005
13 de abril de 2006

Lagoa comemora 6 meses de lançamento do sêmen sexado

A Lagoa, maior central de genética da América Latina, com vendas anuais de 1,6 milhão de doses de sêmen, já comercializou mais de 30 mil doses de sêmen sexado (tecnologia que permite o pecuarista escolher o sexo do animal com mais de 85% de confiabilidade), desde a inauguração do laboratório de sexagem de sêmen bovino, no final de setembro de 2005, em Sertãozinho/SP.

O laboratório de sêmen sexado da Lagoa recebeu grande investimento e utiliza a tecnologia de sexagem da Sexing Technologies (EUA), presente nos Estados Unidos e Colômbia. A expectativa mínima de nascimento do sexo escolhido é de 85%.

Alguns recordes mundiais foram batidos na unidade: o touro Enlevo, da raça Nelore, estabeleceu o recorde de velocidade de produção, sexando 9.300 espermatozóides de fêmea por segundo. Já Marisco, também Nelore, bateu o recorde de produção de sêmen sexado num único dia, com 1.054 palhetas.

A sexagem de sêmen é o mais recente estágio de evolução da reprodução animal, após as técnicas tradicionais de inseminação artificial, transferência de embriões, fertilização “in vitro”, sexagem de embriões e bipartição de embriões. “Saber com elevada acurácia o sexo do bovino a partir da seleção dos espermatozóides, oferece ganhos extraordinários ao pecuarista. Além disso, utilizando as biotecnologias da reprodução, o criador multiplica o número de crias do sexo escolhido”, explica Guus Laeven, diretor-presidente da Lagoa.

O complexo de rotina de trabalho para sexagem de sêmen na Lagoa envolve dois processos: avaliação da qualidade do sêmen e a sexagem propriamente dita. São quatro máquinas chamadas Citômetros de Fluxo em produção para selecionar as células reprodutivas femininas e masculinas.

O laboratório construído na Lagoa tem capacidade para 12 máquinas. A produção atual gira em torno de 10 mil doses por mês podendo chegar a 30 mil. Toda a equipe que trabalha no laboratório foi treinada na sede da Sexing Technologies, nos EUA, e capacitada para operar e dar manutenção às máquinas.

Antes de entrar em funcionamento, milhares de doses de sêmen sexado da Lagoa foram testadas com extremo rigor em propriedades pecuárias brasileiras, obtendo confiabilidade ainda maior do que a esperada.

Fonte: Lagoa da Serra

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress