MS: projeto piloto com pesagem em 3 balanças em frigoríficos
2 de janeiro de 2013
Principais indicadores do mercado do boi – 02-01-2013
2 de janeiro de 2013

MT: lagarta em pastagens causa prejuízo

Duas espécies do inseto têm invadido as pastagens: capinzais e militar. O ataque de lagartas neste período chuvoso deixa os pecuaristas de Mato Grosso em alerta. Alguns produtores do estado já estimam prejuízos com a praga que causa redução no volume da pastagem. Mas os estragos podem ser menores se o combate for feito no início da infestação.

Duas espécies do inseto têm invadido as pastagens: capinzais e militar.

O ataque de lagartas neste período chuvoso deixa os pecuaristas de Mato Grosso em alerta. Alguns produtores do estado já estimam prejuízos com a praga que causa redução no volume da pastagem. Mas os estragos podem ser menores se o combate for feito no início da infestação.

Para combater a lagarta, o zootecnista Ordirlei Furtado Lourenço explica que é preciso aplicar inseticidas. Porém, ressalta que a atenção do produtor no desenvolvimento do pasto é fundamental para o combate a praga.”Quanto mais cedo identificar o problema menor será o prejuízo”. As lagartas atacam nos períodos mais frescos do dia, como a noite ou no início da manhã.

Uma fêmea adulta consegue depositar cerca de dois mil ovos. No auge do desenvolvimento, quando atinge o fim da fase de larva, a lagarta chega a destruir, por se alimentar da folha, 140 centímetros quadrados em uma noite. Em Mato Grosso, duas espécies do inseto têm invadido as pastagens com mais freqüência: capinzais e militar.

Na sua região houve ataque de lagarta nas pastagens? Por favor informe, comentando abaixo.

Fonte: G1 MT, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

5 Comments

  1. Cláudio Soares disse:

    Sim, região da Fronteira, município de Caceres

  2. Roberto Luiz Junqueira Netto disse:

    Em nossa região, Nova Crixás-GO, no Vale do Araguaia goiano houve um intenso ataque de largatas entre o final de novembro e inicio de dezembro. O estrago foi impressionante. Parecia que estavamos no auge da seca, tipo agosto/setembro. Ela atacou tudo: braquiarias,panicuns, andropogons e humidiculas.
    Foi impossivel combate-la a tempo com tratores. Havia mais de 6 aviões na região fazendo pulverizações aereas. O prejuizo foi muito grande e não me lembro de algo parecido, pelo menos nos ultimos 15 anos.

  3. Edgard Sella disse:

    Na região de Rondon Pr ,também tivemosinfestação severa dessa praga.

  4. ANTONIO NETO disse:

    MONTES CLAROS NORTE DE MINAS INFESTAÇÃO ALTA DOS PANICUNS

  5. Tomaz maia disse:

    Aqui em minha região, irituia-Pa, ves ou outra algum produtor tem sérios prejuizos. Já vi amigos chegarem quase que a falência, É UM VERDADEIRO CAOS quando ela chega. aqui basicamente ela ataca o braquiarão. Muitos chegam a ir em busca de benzedeiros!

plugins premium WordPress