Balança tem superávit de US$ 670 milhões na segunda semana de agosto
18 de agosto de 2015
China lidera importações de produtos agropecuários do Brasil em julho
18 de agosto de 2015

Kátia Abreu faz rodada de reuniões para conectar ações do Mapa ao setor produtivo

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu presidiu a primeira reunião do Fórum das Entidades Representativas do Agronegócio, criado para alinhar e estabelecer uma conexão entre as ações do Ministério às necessidades do setor produtivo. A reunião ocorreu na quinta-feira (13), quando a ministra fez uma apresentação dos cinco eixos das ações do MAPA, com foco na Defesa Agropecuária, e conclamou os empresários a participarem ativamente da avaliação das medidas adotadas pela pasta, reforçando, ainda mais, o diálogo com o setor agropecuário.

Kátia Abreu definiu a estratégia de aproximar o setor das ações do ministério por meio do fortalecimento das câmaras temáticas e setoriais e da criação do fórum, que é formado por cerca de 20 entidades representativas. As câmaras atuarão no debate e avaliação de dificuldades enfrentadas por cada cadeia produtiva. O fórum, com um perfil mais estratégico, terá reuniões periódicas para avaliar a adoção de medidas e debater as propostas do setor privado.

A ministra definiu uma rotina de trabalho para as câmaras setoriais e temáticas, reconhecendo a necessidade de reforçar as atividades desses colegiados.

A ministra anunciou também a criação três novas câmaras. A primeira, para abrigar a cadeia produtiva da erva mate, uma reivindicação antiga do setor. A segunda se dedicará à discussão da Lei Plurianual Agrícola (LPA) – que está em fase de elaboração pelo Mapa – e agregada à do Financiamento e Seguro do Agronegócio.

Por fim, será criada uma câmara provisória de dois anos para acompanhar as mudanças no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). Em maio, o Mapa descentralizou os serviços de inspeção federal e facilitou a industrialização de produtos da agricultura familiar, tornando a fiscalização sanitária mais eficiente.

A fim de envolver todo o setor produtivo no trabalho que vem sendo feito pela pasta, Kátia Abreu e os secretários nacionais do Mapa apresentaram ao Fórum das Entidades Representativas do Agronegócio e aos presidentes das câmaras os cinco eixos de atuação do ministério: fortalecimento da defesa agropecuária; modernização e desburocratização da gestão; ampliação da classe média rural; formação de uma aliança nacional para inovação e pesquisa no campo e elaboração da Lei Plurianual Agrícola.

O monitoramento dos cinco eixos pode ser conferido na Prestação de Contas à Socie dade Brasileira, divulgado em julho.

Kátia Abreu reafirmou que a prioridade máxima do Mapa é defesa agropecuária, área que foi totalmente preservada de corte de receita, após o contingenciamento anunciado no mês passado. Destacou o trabalho realizado para erradicar a febre aftosa em todo o país, certificar novos estados como zonas livres de peste suína clássica, controlar a mosca das frutas e reforçar a vigilância sanitária das fronteiras.

Fonte: Mapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress