Cepea: Pressão compradora enfraquece valor da arroba
25 de maio de 2015
Justiça dá 48 horas para JBS regularizar parada térmica na planta de MG
25 de maio de 2015

Kátia Abreu espera redução de custo e mais agilidade no registro de genéricos veterinários

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou que espera redução do custo dos medicamentos veterinários quando os genéricos chegarem ao mercado. Ela tratou do assunto durante reunião com representantes do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac).

No último dia 6 de maio, a presidente Dilma Rousseff assinou o decreto que regulamenta o registro de medicamentos genéricos de uso veterinário, utilizados tanto nos rebanhos quanto por animais domésticos. A lei 12.689/2012, que estabelece o uso desses produtos, foi sancionada em 2012, mas ainda estava pendente de regulamentação por parte do Mapa.

Atualmente o mercado de medicamentos veterinários movimenta R$ 14 bilhões, sendo R$ 600 milhões para animais domésticos.

O prazo para registro de um medicamento poderá cair de quatro anos para quatro meses, de acordo com a ministra, com a redução da burocracia e agilidade na análise de processos.

“Eu chamei os laboratórios aqui hoje para que tenham a confiança de protocolar, de investir nos novos produtos e também nos genéricos porque nós, do ministério, faremos a nossa parte”, disse ela.

O Mapa vai reestruturar todas as superintendências estaduais para garantir automatização dos processos. A pasta pretende adotar procedimentos mais transparentes a fim de descentralizar e desburocratizar a obtenção de registros.

Fonte: Mapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress