Agropecuária Jacarezinho firma parceria privada com Marcos Molina, do Marfrig
16 de novembro de 2015
Pecuaristas de Goiás buscam diálogo com frigoríficos
16 de novembro de 2015

Kátia Abreu: acordo de preferência Mercosul-Índia deve ser ampliado

Com o objetivo de ampliar o comércio e a cooperação bilateral com a Índia, a ministra da Agricultura, Kátia Abreu,  reuniu-se nesta sexta-feira (13), em Nova Deli, com a ministra do Comércio e Indústria daquele país, Nirmala Sitharaman. As duas concordaram que é necessário aprofundar o Acordo de Preferências Tarifárias Fixas Mercosul-Índia.

O acordo – primeiro firmado pelo Mercosul com um país fora do continente americano, em 2009 – foi concebido para ser a primeira etapa de uma futura área de livre-comércio. Mas a oferta de produtos de ambas as partes ainda é tímida.

Nirmala Sitharaman disse que o protagonismo do Brasil no Mercosul ajudará a aprofundar o acordo tarifário, citando produtos de interesse da Índia, como linhaça, aveia e lentilha. Já a ministra Kátia Abreu enfatizou que o Brasil pretende exportar carne de frango, que atualmente é submetido a taxas de 30% a 100%. A oferta do Mercosul para a Índia, no atual acordo, inclui 452 produtos (de um total de 10.027), sendo apenas 13 agrícolas. Da mesma forma, da lista indiana constam somente 450 itens, com 37 de origem agropecuária.

Fonte: Mapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress