Mercado Físico da Vaca – 24/02/10
24 de fevereiro de 2010
Mercados Futuros – 25/02/10
26 de fevereiro de 2010

Katec Lallemand investe no aperfeiçoamento de clientes e parceiros

A katec Lallemand, empresa especializada na produção e comercialização de produtos microbiológicos para nutrição animal, vem adotando, desde o último ano, um programa constante de aperfeiçoamento técnico e prático direcionado aos produtores rurais e extensionistas do setor agropecuário. Esses cursos visam o esclarecimento dos participantes em relação à aplicação dos diversos microrganismos, seja como inoculantes biológicos para silagens ou bactérias e levedura viva, utilizadas como aditivos probióticos na nutrição animal.

Os encontros são organizados regionalmente, sob a supervisão dos representantes da empresa em cada área, o que permite uma maior adequação aos interesses do público local, bem como das características de cada região geográfica, favorecendo a interação dos participantes.

Desde setembro de 2009, já foram realizados “Cursos de Aperfeiçoamento na Confecção de Silagem e Uso de Levedura na Dieta de Ruminantes” em Penápolis, Presidente Prudente, Araçatuba, Ribeirão Preto, Guaíra, Pedrinhas Paulistas, São José do Rio Preto (todos e SP) e Cascavel, no Paraná. Os encontros foram marcados por intensa participação dos presentes, que aproveitaram para se atualizar e trocar experiências, além do caráter social, que aproxima os participantes da região. Contamos ainda com o apoio de diversas empresas locais, às quais enviamos nossos agradecimentos.

No último dia 23 de fevereiro, foi concretizada mais uma ação de sucesso, com a realização do mesmo curso em Uberlândia, MG, no qual foram apresentadas palestras técnicas e os participantes contaram ainda com uma parte prática, em que tiveram a oportunidade de verificar in loco técnicas de confecção e avaliação de silagens e a observação de um interessante experimento prático comprovando os benefícios da levedura viva Levucell® SC na digestibilidade da fibra.

Embora a utilização de microrganismos na nutrição animal não seja exatamente uma novidade, ainda persistem inúmeras dúvidas em relação à correta aplicação, aos benefícios alcançados, aos mecanismos de ação e aos aspectos econômicos relacionados. O produtor, a despeito de sua preocupação com os aspectos do bem estar de seus animais, têm como objetivo primário a produtividade e lucratividade de seu sistema de produção. Do contrário, a atividade pecuária não se justificaria.

Um inoculante para silagens, por exemplo, deve ser composto por um microrganismo, ou uma associação deles, que comprovadamente exerça os benefícios esperados para uma determinada planta forrageira a ser ensilada. Os inoculantes Katec Lallemand são produzidos com cepas bacterianas patenteadas e específicas para as características de cada forrageira, seja milho (grão úmido ou planta inteira), sorgo, milheto, girassol, cana-de-açúcar, capins, culturas de inverno ou pré-secados. Os produtos atendem ainda aos requisitos tecnológicos indispensáveis para a produção de uma silagem da mais alta qualidade sanitária e nutricional, garantindo ao produtor a certeza de estar fornecendo para seus animais um alimento seguro e que promoverá o retorno financeiro desejado.

Em relação ao uso de leveduras na suplementação das dietas, as dúvidas parecem ser ainda maiores, sendo comum a confusão entre levedura inativa ou morta e a levedura viva probiótica. A levedura morta possui em sua parede celular açúcares complexos, que podem estimular o sistema imunológico, e ainda é rica em vitaminas do complexo B, o que lhe confere um caráter nutricional. Já a levedura viva, além dessas características nutricionais, exerce ainda uma ação metabólica no trato digestório do animal.

A levedura viva Lallemand, Levucell® SC, é composta pela cepa de Saccharomyces cereviseae CNCM I-1077, que atua diretamente no ambiente ruminal, auxiliando a prevenção de acidose, promovendo melhora na digestibilidade da fibra, equilibrando toda a microflora ruminal, o que se traduz em uma maior eficiência alimentar, maior produção de carne e leite e melhor status sanitário dos animais.

Poder demonstrar os aspectos técnicos, esclarecendo a importância da especificidade da cepa microbiana e suas utilizações práticas, com demonstrações de experimentos realizados, visitação a fazendas e observação de silagens, visualização de resultados práticos do uso da levedura, são alguns dos objetivos desses encontros, um sinal do respeito que a Katec Lallemand tem pelos produtores rurais e colaboradores do setor agropecuário. Nesse sentido, outros encontros semelhantes estão programados para este ano, em diversas regiões e, caso haja interesse na participação ou informações mais detalhadas, os interessados podem entrar em contato com a empresa.

Abaixo confira as fotos do curso em Uberlândia, MG

Experimento de digestibilidade da fibra

Avaliação de silagem

Para mais informações entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress