Produtores dos EUA visitam propriedades no Brasil com alta eficiência
27 de março de 2015
Mercado físico do boi gordo –26-03-2015
27 de março de 2015

Justiça suspende proibição ao uso de avermectinas

A Instrução Normativa no 13/2014 do Ministério da Agricultura, que proibiu temporariamente o uso de avermectinas de longa ação foi suspensa pela 17a Vara Federal do Distrito Federal. Na prática, a Justiça acolheu os argumentos do Sindam, sindicato patronal que representa a indústria veterinária, liberando as vendas e a produção do vermífugo.

Conforme o juiz Victor Cretella Silva, a decisão de proibir o medicamento foi “abrupta” e “potencialmente contraditória” com a postura anterior do próprio Ministério da Agricultura, que menos de um mês antes recomendava apenas que os medicamentos fossem vendidos sob controle especial.

Quando a proibição foi criada, Ministério da Agricultura alegou riscos à exportação de carne bovina, por conta das diversas detecções de resíduos em carne enlatada exportada para os EUA.

Para o presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Carnes (Abiec), Antônio Camardelli, a decisão deve ser “acatada”. Indagado sobre o risco de novas detecções de resíduos, ele enfatizou que o clima de entendimentos entre indústria veterinária e frigoríficos contribui para “mitigar os riscos”, como demonstra a parceria em torno da campanha de combate ao contrabando de avermectina.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

2 Comments

  1. Claudio disse:

    Muito bom ler todas as matérias publicadas, sem exceção

  2. Douglas Rodrigues disse:

    Embora o Brasil esta recebendo missões nestas últimas semanas é possível (e necessário) que nas próximas se manifeste tendo em vista, principalmente, os investimentos dispensados pelas indústrias em favor de análises com avermectinas para assim atender às exportações aos EUA. Ressalta-se ainda a importância desta revogação via circular, o que fundamenta as melhores práticas de fabricação e assegura as habilitações fabris.
    Havendo evoluções, por gentileza, mantemo-nos informados.

plugins premium WordPress