Mercado Físico da Vaca – 10/08/09
10 de agosto de 2009
Mercados Futuros – 11/08/09
12 de agosto de 2009

José Ricardo Skowronek Rezende analisa a oscilação no prêmio pago pelo boi da UE

O leitor do BeefPoint José Ricardo Skowronek Rezende (Produção de gado de corte), de São Paulo, enviou um comentário ao artigo “Vacari: falta atenção do governo em relação à rastreabilidade“. Abaixo leia a carta na íntegra.

“O diferencial de preço do dito boi Europa vai oscilar na exata proporção da demanda e oferta.

Se a demanda européia estiver fraca ou a oferta de bois rastreados estiver alta o diferencial fecha. Se a demanda européia estiver forte ou a oferta de bois rastreados estiver baixa o diferencial abre.

É um principio básico da economia capitalista.

E cada frigorífico faz sua análise individual da conveniência de atender determinados mercados em detrimento de outros baseado na sua capacidade industrial, comercial (preços pagos pelos mercados e seu acesso a eles), na sua percepção de risco do cliente e no seu custo (cujo o componente principal é o preço da arroba).

O que quer disser que o diferencial de preço da arroba Europa entre os frigoríficos não será igual.

Da mesma forma cada pecuarista faz sua análise individual da conveniência de atender determinados mercados em detrimento de outros baseado na sua capacidade técnica de atender as exigências (sejam de rastreabilidade, de marmoreio da carne, etc) e sua expectativa de lucros. E os lucros serão decorrentes de preços pagos pelos frigoríficos da sua região e os custos por ele incorridos.

Notem também que a capacidade técnica de cada produtor e a realidade de preços pagos em cada região mudam. Por isto a conclusão de um produtor pode ser diametralmente oposta a conclusão de outro e ambos estarem certos.

Porém como o SISBOV é de adesão voluntária. bastante trabalhoso e burocrático, se não houver perspectiva de remuneração compatível com os custos adicionais para um bom numero de produtores a oferta futura de bois rastreados se reduzira.

Em suma, não há como o diferencial sumir definitivamente e imaginarmos que os produtores continuarão arcando com os custos. E não o creio que os frigoríficos em conjunto abram mão do mercado que melhor os remunera.

Mas cada frigorífico pagará de acordo com sua conjuntura.

Por isto tudo creio que produtores que estiverem em zona habilitada para a UE, próximos a frigoríficos exportadores, sejam organizados e tenham escala compativel para que seus custos com rastreabilidade sejam competitivos terão, na média, um bom retorno do investimento em rastreabilidade.”

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

0 Comments

  1. Roberto Ferreira da Silva disse:

    É chegado o momento de nos organizarmos e sermos um só. precisamos de uma unidade forte já que somos tão poucos acreditando nesse Sisbov.

    Se fizermos uma união – central de venda de boi europa, poderemos oferecer uma escala para o frigorífico e não oferecer o nosso produto para eles montarem essa escala.

    União já !

plugins premium WordPress