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Jornalista que entrevistou 585 CEOs diz que todos eles têm essas 3 coisas em comum

Se você pretende atingir o auge do sucesso no mundo dos negócios, um caminho é seguir os passos de líderes excepcionais que já escalaram essas alturas. Mas qual CEO você deve imitar?

Alguns começaram suas empresas em caminhonetes, outros foram overachievers [com performance acima da média] disciplinados durante toda a vida. Alguns pregam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, outros afirmam que a dedicação extrema é a única maneira. As diferenças entre CEOs, em outras palavras, muitas vezes parecem mais óbvias do que as semelhanças.

Mas não se você olhar mais fundo, insiste o jornalista Adam Bryant, e ele está bem posicionado para saber. Como o homem atrás da longa coluna Corner Office do The New York Times, Bryant entrevistou 585 CEOs na última década. Ele recentemente compartilhou suas principais sacadas dessa experiência.

O artigo de leitura obrigatória explora toneladas de território interessante das diferenças entre CEOs masculinos e femininos (conclusão de Bryant: não há muitas) até a verdade sobre cultura e valores da empresa (você pode dizer o que você quiser, mas tudo se resume a quem você contrata e demite). Mas, talvez, a seção mais interessante para ambiciosos líderes em busca do C-suite é o resumo das características comuns que ele viu em quase todas as suas entrevistas, apesar das suas diferenças superficiais.

  1. Curiosidade aplicada

Os CEOs são inteligentes? Claro, mas talvez não da maneira que você espera. A maioria é brilhante, embora isso não tenha prosperado particularmente em um ambiente acadêmico. Em vez de ser universalmente bom na aprendizagem de livros, Bryant observou que a maioria, se não todos, é ferozmente curiosa sobre o mundo à sua volta.

“Eles compartilham um hábito mental que é melhor descrito como ‘curiosidade aplicada’. Eles tendem a questionar tudo. Eles querem saber como as coisas funcionam, e se perguntam como elas podem ser feitas para funcionar melhor. Eles são curiosos sobre as pessoas e suas histórias.”

  1. Conforto com desconforto

Não é exatamente novidade que que lutar pelo topo de uma empresa envolve muito trabalho e sacrifício. Mas alguns aspirantes a CEOs não entendem as implicações completas dessa verdade óbvia. Não é simplesmente que você tem que ser capaz de levar alguns tombos para chegar ao topo, Bryant insiste. Para prosperar como líder, você deve realmente gostar do desafio e da dor.

“Normalmente, eu realmente gosto de qualquer problema. Eu gosto de me aproximar do incêndio”, explicou o diretor-geral da indústria bancária, Arkadi Kuhlmann, em sua entrevista. “Algumas pessoas têm um desejo por isso, eu notei, e algumas pessoas não. Eu simplesmente gravito naturalmente para o fogo. Então, eu acho que essa é uma característica que você tem, isso está no seu DNA.”

  1. Foco no presente

Você pode pensar que os CEOs mais bem-sucedidos são super ambiciosos e de muitas maneiras você está certo, de acordo com as entrevistas de Bryant, mas os líderes de alto nível com quem ele falou tiveram um tipo de ambição muito especial. Sim, eles têm grandes objetivos, mas eles não deixam esses grandes objetivos distraí-los de tudo o que eles estão trabalhando atualmente.

Os principais CEOs com quem Bryant falou em “concentrar-se em fazer bem o seu trabalho atual, e isso lhes gera promoções. Isso pode parecer óbvio. Mas muitas pessoas podem parecer mais preocupadas com o trabalho que querem do que o trabalho que estão fazendo.”

“Isso não significa manter a ambição sob controle”, ele esclarece. “Certamente, ter objetivos de carreira, compartilhá-los com seus patrões e aprender tudo o que puder sobre a forma como o negócio mais amplo funciona. E sim, entenda a política da empresa … Mas concentre-se em construir um histórico de sucesso e as pessoas continuarão apostando em você.”

“Você não deveria apenas focar em subir a escada, mas esteja aberto a oportunidades que lhe permitam subir essa escada”, disse Kim Lubel, ex-CEO da CST Brands, a Bryant, resumindo essa abordagem.

Fonte: Artigo de Jessica Stillman, para o Inc., traduzido e adaptado pela Equipe BeefPoint.

 

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