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Joint venture de Marfrig e ADM na área de proteínas vegetais começa formalmente a operar

A brasileira Marfrig, segunda principal empresa de carne bovina do mundo, e a americana ADM, uma das maiores empresas globais de agronegócios, anunciaram hoje a conclusão das aprovações regulatórias e o lançamento formal da PlantPlus Foods, joint venture entre ambas no mercado de proteínas vegetais na América do Norte e na América do Sul. 

A joint venture tem sede em Chicago. A participação da Marfrig é de 70%, e a ADM detém os 30% restantes. A brasileira será responsável pela produção e pela distribuição dos produtos finais, a partir de suas instalações na América do Sul — sobretudo o complexo Várzea Grande (MT) — e de suas unidades nos EUA, onde controla a National Beef. 

A ADM fornecerá ingredientes fabricados em seu complexo de proteínas especiais em Campo Grande (MS), e em sua rede americana de unidades de ingredientes e sabores baseadas nos EUA, incluindo a nova planta de proteína de ervilha em Enderlin, Dakota do Norte. 

“A PlantPlus Foods nasce da visão comum de duas empresas para criar um novo empreendimento que ofereça um portfólio completo de alimentos de base vegetal”, diz Marcos Molina, fundador e presidente do conselho da Marfrig, em comunicado. 

“Sustentada pelas vastas capacidades da ADM e da Marfrig, a PlantPlus Foods reúne uma combinação exclusiva de inovação, escala, insight e expertise nesse mercado animador e em rápido crescimento”, completa Juan Luciano, presidente do conselho e CEO da ADM.

Como já informou o Valor, os negócios de hambúrguer vegetal da Marfrig no Brasil, incluindo a marca Revolution, passarão à joint venture, que terá gestão independente e um conselho de administração composto por representantes das duas sócias No portfólio, além do hambúrguer vegetal, a PlantPlus terá alternativas como nuggets e salsicha. 

No varejo americano, o mercado de alternativas de base vegetal à carne gira em torno de US$ 1 bilhão. Na América do Sul, as vendas alcançaram cerca de US$ 200 milhões em 2019. Nas duas regiões, esse mercado tem potencial para atingir US$ 2 bilhões, conforme estimativas já divulgadas pela ADM. 

Fonte: Valor Econômico.

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