Categories: Giro do Boi

JBS vai pedir aval do governo de SC para sacrificar 650 mil frangos

A JBS vai protocolar na Secretaria de Agricultura e no órgão ambiental de Santa Catarina o pedido para sacrificar cerca de 650 mil frangos, apurou o Valor. Procurada, a JBS não comentou.

As aves, que estão nas granjas, não poderão ser abatidas porque o frigorífico de Ipumirim, no oeste catarinense, está interditado desde a semana passada.

A unidade foi interditada pela Justiça do Trabalho a pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT), que alega que a empresa não cumpriu as medidas necessárias para proteger os funcionários do coronavírus.

Neste quinta-feira, o MPT informou que conseguiu uma liminar na Justiça exigindo que a JBS garanta o distanciamento de 1,5 metrô entre os funcionários no abatedouro de Ipumirim.

Na Justiça, a JBS vem argumentando que já adotou uma série de medidas de proteção, e que vem seguindo a recomendação específica para os frigoríficos feita conjuntamente pelos Ministério da Saúde, Agricultura e Economia – este último por meio da Secretaria de Trabalho.

A interdição da unidade de Ipumirim preocupa as autoridades locais. Na terça-feira, o prefeito Volnei Schmidt pediu ajuda do Ministério da Economia para reabrir a unidade, que gera 1,7 mil empregos diretos e indiretos e é responsável por cerca de 60% da arrecadação municipais.

“Desde o início da pandemia foi constatado que a empresa instituiu protocolos rígidos de segurança de forma a prevenir a proliferação do vírus dentro da sua unidade industrial, e sempre que editadas novas recomendações pelas autoridades de saúde, à empresa de pronto as atendeu”, informou a prefeitura de Ipumirim, em nota divulgada na última terça-feira. A autoridade municipal ressaltou, ainda, que a
Vigilância Sanitária estadual e municipal vinha monitorando a unidade.

“Por esses motivos, ainda que eventual falha em algum dos procedimentos tenha sido constatada por parte dos auditores fiscais, o município sugere que sejam realizadas as correções mediante protocolos adicionais e que sejam restabelecidas as atividades”, acrescentou a prefeitura.

Conforme o último boletim epidemiológico do governo catarinense, Impimirim registra 51 casos da covid-19. A incidência de casos por 100 mil é considerada elevada, de 672. A população de Ipumirim é de pouco mais de 7 mil pessoas.

Fonte: Valor Econômico.

This post was published on 29 de maio de 2020

Share
Published by
Equipe BeefPoint

Recent Posts

Uruguai estuda protocolo para incluir gado terminado com grãos na Cota Hilton

Membros do setor privado uruguaio e do Poder Executivo estão estudando a possibilidade de solicitar… Read More

8 de julho de 2020

Produção de grãos no país deve chegar a 251,4 milhões de toneladas impulsionada pela colheita de milho e soja

A produção brasileira de grãos deverá ser de 251,4 milhões de toneladas na safra 2019/2020.… Read More

8 de julho de 2020

Exportação de carne bovina dos EUA atinge em maio menor nível mensal em 10 anos

As exportações de carne bovina e suína dos Estados Unidos caíram em maio, refletindo, em… Read More

8 de julho de 2020

Marfrig lança programa de apoio a pequenos restaurantes

A brasileira Marfrig, segunda maior indústria de carne bovina do mundo, lançou hoje um programa… Read More

8 de julho de 2020

Inmet emite alerta vermelho para chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso vermelho (grande perigo) para acumulado de… Read More

8 de julho de 2020