Taxar carnes processadas evitaria 200 mil mortes ao ano, dizem cientistas
8 de novembro de 2018
CEPEA: Apesar da pressão da indústria, Indicador se sustenta
8 de novembro de 2018

JBS publica relatório que comprova boas práticas na compra de gado do Bioma Amazônia

A JBS divulga hoje (07) seu novo relatório anual de auditoria independente que atesta que, em 2017, 99,99% de suas compras de gado realizadas de fazendas localizadas no Bioma Amazônia foram realizadas de acordo com o Compromisso Público da Pecuária e a sua Política de Compra Responsável de Matéria-Prima.

O resultado ficou acima do último relatório, de 2016, quando a empresa alcançou 99,97% de conformidade. Os dados foram avaliados pela empresa de auditoria independente DNV GL, reconhecida mundialmente por trabalhos de auditoria socioambiental.

Entre os critérios definidos pelo Compromisso Público da Pecuária estão a não aquisição de animais de fazendas com desmatamento, que possuam áreas embargadas pelo Ibama, que utilizem áreas protegidas – como terras indígenas ou unidade de conservação ambiental – para criação de gado ou, ainda, que tenham casos de utilização de mão de obra análoga à escrava.

A DNV GL analisou mais de 9,9 mil operações de compra de gado realizadas ao longo do ano passado pelas 21 unidades da Companhia que operam no Bioma Amazônia.

Para garantir que a compra de matéria-prima atenda aos critérios socioambientais estabelecidos, a empresa possui um sistema de monitoramento que verifica as condições das fazendas de todos os seus fornecedores de gado.

O sistema utiliza imagens de satélite, dados georreferenciados das fazendas e informações de órgãos de governo como base para a análise diária de mais de 80 mil fornecedores de gado no Brasil – mais de 49 mil estão na região amazônica.

O sistema de monitoramento da JBS realiza o mapeamento, por meio de análise de imagens de satélite, de aproximadamente 59 milhões de hectares (590 mil km²) na Amazônia, área que abrange mais de 400 municípios.

“Nosso compromisso é com a evolução contínua do controle e monitoramento da cadeia de fornecimento, de forma a manter relações comerciais somente com produtores que atuam de acordo com as nossas diretrizes de sustentabilidade e normas éticas. A Companhia também adota rígidos controles e auditorias permanentes a fim de assegurar, de forma transparente, que a procedência da carne seja de fazendas com atuação regular, tanto no âmbito ambiental, como no trabalhista”, afirma Márcio Nappo, diretor de Sustentabilidade da JBS.

Além disso, a JBS entende que é necessário que mais frigoríficos utilizem critérios socioambientais para a compra de matéria-prima e façam parte de acordos e compromissos voltados para esse fim. “A adesão de novos membros ao Compromisso Público da Pecuária seria de grande importância para reforçar o acordo e torná-lo padrão para a produção responsável de carne bovina no Brasil”, finaliza o executivo.

Para acessar o relatório de auditoria da JBS na íntegra, clique aqui.

Fonte: JBS.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress