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JBS faz parceria com Associação Brasileira de Angus para disputar mercado de carnes “premium”

Em meio a uma intensa campanha publicitária para impulsionar as vendas de carne bovina com a marca Friboi, a JBS assinou ontem um acordo com a Associação Brasileira de Angus (ABA) para ingressar no programa de certificação de carne proveniente de animais da raça angus.

Na prática, a empresa avança no mercado de carnes “premium” de olho na demanda do McDonald’s, que vende dois lanches com carne angus certificada pela associação. Com a aquisição da Seara Brasil junto à Marfrig, a JBS vai assumir as operações da Braslo, tradicional fornecedora da rede de fast-food.

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Atualmente, a carne angus do McDonald’s é produzida pela Marfrig, que ingressou no programa de certificação da ABA em junho de 2007. Com a certificação e o controle da Braslo, a JBS pode disputar esse mercado com a concorrente. Segundo Renato Costa, presidente da divisão de carnes da JBS no Brasil, a empresa já é fornecedora de carne bovina não certificada do McDonald’s.

A expectativa da JBS é que os primeiros lotes de gado angus sejam abatidos em 30 dias. Até lá, a empresa terá de definir os frigoríficos que serão certificados e terá de submeter a rotulagem do produto no Ministério da Agricultura. Por seu turno, a ABA contratará os técnicos que farão a certificação individual de cada animal abatido.

Durante a assinatura da parceria com a associação, em evento em São Paulo, o diretor de relações com pecuaristas JBS, Eduardo Pedroso, afirmou que a empresa praticamente já definiu que as unidades de abate de Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Barra do Garças (MT) serão as primeiras a receber a certificação para produzir carne bovina com o selo “Carne Angus Certificada”.

No curto prazo, a JBS estima que abaterá 5 mil bovinos da raça angus por mês nas três unidades em questão. Mas esse é só o começo, garante Costa. Segundo ele, a produção certificada será destinada a três canais de vendas: restaurantes e churrascarias, varejo e o próprio McDonald’s.

No caso do produto certificado, o executivo explicou que os ativos da Seara serão utilizados no fornecimento para rede de fast food. No varejo, a marca de carne angus da JBS será Swift.

Para a ABA, a adesão da gigante mundial de carnes ao programa de certificação representará um grande salto nas vendas. O presidente da entidade, Paulo Marques, estima que as vendas de carne certificada crescerão entre 20% e 30% somente com a adesão da JBS. No ano passado, a associação registrou abate de 300 mil cabeças de gado com o selo. Ao todo, foram abatidas 1 milhão de cabeças de animais da raça angus – com e sem certificação – em 2012.

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De acordo com Marques, a JBS dará ao programa de certificação a “abrangência” que faltava nas regiões norte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, centro-norte de Goiás e Vale do Araguaia, no Tocantins. Já existe angus nessas regiões, mas faltava frigorífico certificado, afirmou ele.

Segundo a ABA, o Brasil tem condições de abater 2 milhões da gado angus por ano. Nos últimos dez anos, os abates certificados passaram de 12 mil para 300 mil cabeças. Além de JBS e Marfrig, também fazem parte do programa de certificação VPJ Alimentos, Frigol, Frigorífico Silva, Frigorífico Verdi, Cotripal e CooperAliança.

Fonte: Jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

 

5 Comments

  1. Tales Maciel disse:

    Parabéns ao JBS pelo grande investimeto!

  2. waldir morosini disse:

    Até que enfim nós brasileiros vamos comer uma carne de primeiro mundo…que Argentinos e Uruguaios já comem a séculos.

  3. Luiz Riccelli disse:

    Essa parceria vem solucionar um grande gargalo dos cortes premium, que é o destino dos cortes “não premium”, através da produção de hamburguer em larga escala.
    Meu receio é o poder que um JBS exercerá nos preços do mercado, na medida em que ele tiver cada vez mais demanda por esse tipo de animal.
    De qualquer forma, mostra como esse nicho para carnes nobres, onde o Angus é seu maior referencial, está em franca expansão.

  4. Samuel saturnino disse:

    Assim que se evolui parcerias para a melhoria dos rendimentos do produtor. Com representação organizada e forte.

  5. Romero Rêgo Cavalcante disse:

    Um grande passo do JBS . na produção de carne “premium” quando as plantas do estado do Pará vão passar a valorizar a captar e valorizar bois angus.

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