O JBS confirmou que tem sentido a retração nas vendas no mercado interno e já se preocupa com as consequências. Uma fonte ligada ao grupo JBS afirma que a empresa estima queda de 20% nas vendas de carne bovina no mercado interno.
A fonte ligada ao grupo JBS atribui a queda no consumo a crise econômica. “No ano passado o preço da carne subiu e as pessoas, para economizar, passaram a substituir a carne vermelha por frango, por exemplo. Com o passar da crise, essa mudança começou a impactar o mercado”.
Apesar da expectativa de alta no preço de aves e suínos, devido a valorização do milho, a mudança no perfil de consumo dos consumidores já preocupa o JBS. “A margem tem caído e mesmo assim está sobrando carne no mercado, sem contar que a situação do mercado externo também passa por dificuldades”.
A queda na cotação do dólar impacta diretamente no valor pago pela carne exportada e claro, no faturamento total. Os frigoríficos têm ficado receosos na hora de fechar contratos de venda para exportações, prevendo queda ainda maior na moeda norte-americana.
Fonte: Campo Grande News, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.