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JBS busca expandir venda na Ásia com aquisição de companhia australiana

Com a aquisição da australiana Primo Smallgoods por US$ 1,25 bilhão, a JBS quer expandir as exportações de produtos de maior valor agregado para a Ásia (incluindo China), onde se dá o maior crescimento da população mundial e a demanda por proteínas aumenta de forma acelerada.

A JBS pretende diversificar a atuação da Primo, hoje concentrada em bovinos, visando um faturamento de US$ 5,2 bilhões – comparado com os US$ 1,4 bilhão no exercício de 2015. No entanto, a companhia tem pela frente o desafio de garantir a disponibilidade de bovinos na Austrália, que passa por um período de seca.

O JBS é o maior frigorífico da Austrália. Sem contar instalações da Primo, sua capacidade de processamento anual no país é de 1,7 milhão de cabeças de gado bovino (25% da capacidade total instalada na Austrália) e 5 milhões de carneiros (18% do total), dividida em dez unidades.

No entanto, aposta na Austrália também tem risco, já que continua a ter um custo de produção elevado – três vezes maior que no Brasil e duas vezes superior ao americano.

O Japão é o principal mercado da JBS Austrália (22% das vendas), seguido por EUA (21%), Coreia do Sul (11%) e China (11%). Além de boas perspectivas na China, a subsidiária vê espaço para crescer na UE, Oriente Médio e Indonésia.

No caso da China, a empresa está de olho no aumento da demanda do país por carne australiana em geral. Pequim importa 1 milhão de toneladas no total, das quais apenas 30% pelos canais formais. Dessa parte legal, a Austrália representa 52%, e grande parte já é produzida pela JBS.

As vendas devem subir com os acordos de livre comércio que a Austrália concluiu com China, Japão e Coreia do Sul.

Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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