Atacado –13-02-2017
13 de fevereiro de 2017
Produção de carne bovina da UE cairá por causa das metas referentes à mudança climática
14 de fevereiro de 2017

JBS Austrália entra em primeiro programa de carne orgânica certificada

A JBS Austrália começará a processar seu primeiro gado bovino Certificado como Orgânico no próximo mês, em uma medida que inevitavelmente adicionará uma tensão competitiva pelos animais escolhidos no mercado.

Embora a JBS já tenha anteriormente processado gado orgânico em sua planta de Rockhampton, Queensland, isso foi para um cliente específico e não entrou na linha de produção da companhia.

Internacionalmente, a JBS somente abate uma pequena quantidade de gados orgânicos em algumas operações do Uruguai.

O movimento para estabelecer abates de animais certificados como orgânicos na planta de Rockhampton da companhia reforça a mensagem que JBS Austrália não é mais um negócio de processamento focado em commodities, mas tem agora um foco forte em marcas em uma série de nichos de mercado do mais elevado valor, alinhado com as demandas dos consumidores.

A JBS já comprou seu primeiro gado orgânico e iniciará a produção semanal sob uma nova marca ‘Acres’ em Rockhampton na semana que começa em 11 de março. A companhia disse que visa “aumentar agressivamente o número de produção”, o que inevitavelmente criará uma competição mais forte para a criação de gado no que já é um mercado competitivo.

JBS-Organic-Acres-brand-lid-400x314

Lendo nas entrelinhas, parece que JBS  se convenceu de que a base de abastecimento de bovinos orgânicos na Austrália já atingiu uma “massa crítica” suficiente para justificar uma entrada da empresa. Não oferecer um programa orgânico iria efetivamente reduzir ainda mais o pool global de gado disponível para abate – uma questão especialmente importante no atual ambiente de fornecimento de gado altamente restrito. Essencialmente, ao ignorar a produção orgânica, havia uma porcentagem do rebanho de Queensland que JBS anteriormente não podia utilizar.

As outras principais fornecedoras de orgânicos da Austrália atualmente incluem Teys Australia, Arcadian Organic, Organic Beef Exports e Australian Organic Meats. Durante alguns anos, a demanda global no setor superou amplamente a oferta, levando a frequentes apelos para que os produtores convencionais considerassem a conversão para a produção orgânica.

O gerente comercial da JBS, Brendan Tatt, disse que o movimento para desenvolver uma marca orgânica foi em reconhecimento de uma crescente demanda por esse artigo de nicho em ambos os principais mercados, de exportação e mercado interno.

“Ao longo da última metade da década, mudamos nosso foco para o desenvolvimento de marcas fortes que estão alinhadas com a demanda de clientes e consumidores como uma forma de melhorar a nossa competitividade internacional e impulsionar um aumento nas receitas das carcaças”.

“Já não podemos esperar competir em uma guerra de preços com outros países exportadores, especialmente com o alto custo de conversão da Austrália quando comparado com seus concorrentes internacionais”.

Tatt disse que a JBS tem uma grande cadeia de fornecimento integrada que lhe permitia estar perto e entender melhor os usuários finais em todo o mundo.

“Nós estaremos buscando ter acesso a esta rede forte para comercializar a marca orgânica Acres de forma eficaz em todo o mundo”, disse ele.

Os Estados Unidos aparecem como um importante mercado de exportação para a nova marca orgânica Acres, onde a divisão de importação da companhia, liderada por Kim Holzner desenvolverá foodservice e clientes de varejo.

“A JBS Imports já está obtendo carne bovina orgânica de outros países exportadores da América do Norte, por isso estamos confiantes de que esse conhecimento agregará muito valor à medida que lançarmos este produto no mercado nas próximas semanas. Também verificamos um forte crescimento na demanda por um produto orgânico no mercado interno, por isso também usaremos nossas cadeias de abastecimento existentes da empresa via DR Johnston (varejo) e Andrews Meats (foodservice) para explorar o crescimento na Austrália de carne bovina orgânica”.

O gerente da divisão de pecuária da JBS Austrália, Steve Groom, disse que há uma grande e crescente base de fornecimento de animais orgânicos para apoiar a nova marca Acres e que está confiante de que os produtores que já estavam ou que poderiam ter procurado obter certificação orgânica serão beneficiários do novo programa da JBS.

“Sem dúvida, há um número crescente de produtores que têm procurado obter a certificação orgânica para se beneficiar dos prêmios não insignificantes oferecidos para um programa como este. A realidade é que a base de fornecimento continua a crescer e o segmento orgânico não vai desaparecer. Não é certamente uma moda passageira”.

Neste momento, a companhia somente planeja executar abate orgânico em sua planta de Rockhampton, sugerindo que está mirando uma população grande e crescente de gado orgânico certificado na região central , ocidental e sudoeste de Queensland.

A JBS Austrália já começou a comprar gado elegível para o programa, com as primeiras remessas provenientes da região central de Queensland.

Como todos as grades de preços de produtos orgânicos oferecidos pelas cadeias de fornecimento participantes na Austrália, a nova grade orgânica da JBS é bastante aberta em termos de pesos e gordura, e oferece prêmios muito substanciais sobre o gado convencional.

Fonte: Beef Central, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress