Para Uruguai, é negócio exportar gado em pé à Argentina
14 de junho de 2016
UE amplia área de Mato Grosso do Sul apta a exportar carne bovina in natura
14 de junho de 2016

Japão – um mercado interessante para miúdos da UE?

Os produtores de carne bovina poderão obter lucros sólidos exportando miúdos e carne premium ao Japão e isso torna a possibilidade de um acordo comercial com esse país uma boa ideia, de acordo com o secretário geral da União de Comércio de Gados e Carne da Europa, Jean-Luc Mériaux.

Ele disse que o Japão não deve ser considerado um mercado massivo para a indústria de carne bovina europeia devido à monopolização atualmente da carne bovina australiana e dos Estados Unidos. Há questões lógicas envolvidas no transporte de carnes que torna o comércio da UE com o Japão menos lucrativo do que outros mercados.

Porém, Mériaux acredita que esse poderia ser um “mercado nicho muito interessante para carne bovina de alta qualidade”, bem como de miúdos e vitela. “As exportações de carne bovina e vitela da UE ao Japão contribuirão para uma melhor valorização do gado na UE, graça à qualidade e ao preço, mais do que às quantidades”.

A chave para garantir isso seria garantir um acordo de livre comércio com o Japão, o que, segundo ele, deve ser prioridade para a Comissão Europeia em 2016. Se isso não acontecer, a implementação do ambicioso acordo de livre comércio denominado de Parceria Trans-Pacífico (TPP) poderia apresentar sérios problemas para a indústria de carnes da UE.

O Japão é o segundo maior mercado da Ásia para a UE, depois da China. As exportações da UE ao Japão são em sua maioria dominadas por maquinaria e produtos farmacêuticos, com os produtos agrícolas representando uma porção menor de bens.

Fonte: GlobalMeatNews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress