A 47ª EXPOAGRO foi a maior dos últimos anos
21 de julho de 2011
Canadá: cresce demanda por couros uruguaios
21 de julho de 2011

Japão pode expandir área de barreira ao movimento de gado

O governo japonês pode expandir a área em que os envios de bovinos estão sujeitos à suspensão além da província de Fukushima, onde planeja impor essas barreiras. "Estamos atualmente considerando a província de Fukushima, mas podemos ter que considerar a necessidade de uma resposta maior avaliando a distribuição da palha contaminada", disse o vice-ministro de saúde, trabalho e bem-estar, Kohei Otsuka.

O governo japonês pode expandir a área em que os envios de bovinos estão sujeitos à suspensão além da província de Fukushima, onde planeja impor essas barreiras. “Estamos atualmente considerando a província de Fukushima, mas podemos ter que considerar a necessidade de uma resposta maior avaliando a distribuição da palha contaminada”, disse o vice-ministro de saúde, trabalho e bem-estar, Kohei Otsuka.

A força-tarefa do desastre nuclear do governo deverá suspender os envios de bovinos de corte de Fukushima, onde a usina nuclear Fukushima Dai Ichi está emitindo radiação, em meio à preocupação de que a carne dos animais dessa região estava contaminada com césio radioativo, após os animais serem alimentados com palha contaminada.

Otsuka propôs montar uma base de inspeção para conduzir exames de urina em todos os bovinos e retornar aqueles que mostrarem níveis de substâncias radioativas maiores que o limite fixado pelo governo para as fazendas, de forma que eles possam descontaminar os animais dando a eles alimento seguro. Dentro dessa ideia, que ele classificou como “sua opinião pessoal”, Otsuka disse que o Governo central compraria palha não contaminada de regiões a oeste do Japão e forneceria às fazendas para que possam alimentar seu gado.

De acordo com o calculado, 143 vacas que foram expostas ou suspeitas de terem sido expostas ao césio radioativo já foram enviadas a pelo menos 37 regiões. A carne de alguns desses animais já foi consumida.

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress