Mercados Futuros – 19/08/08
19 de agosto de 2008
Nelore Brasil apresenta trabalho de seleção realizado pela Fazenda Baluarte (Vídeo)
21 de agosto de 2008

Japão manda equipe para inspecionar plantas dos EUA

O Japão enviará uma equipe de inspetores para uma série de processadoras de carne bovina dos Estados Unidos na próxima semana para ver se estão observando os critérios de importação impostos pelo Japão em 2006 devido ao medo gerado pela Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da "vaca louca", após terem descoberto uma seqüência de infrações nas regulamentações, disse o Governo.

O Japão enviará uma equipe de inspetores para uma série de processadoras de carne bovina dos Estados Unidos na próxima semana para ver se estão observando os critérios de importação impostos pelo Japão em 2006 devido ao medo gerado pela Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”, após terem descoberto uma seqüência de infrações nas regulamentações, disse o Governo.

Os inspetores do Ministério de Agricultura, Silvicultura e Pesca e do Ministério de Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão visitarão nove das 40 plantas designadas como qualificadas para exportar produtos ao Japão. Os inspetores também visitarão uma planta que busca a designação de estabelecimento qualificado, disseram os Ministérios, acrescentando que a equipe de oito membros partirá para os EUA na terça-feira, em uma missão de 15 dias.

As 10 plantas incluem duas que tiveram suas permissões de exportações suspensas pelo Governo japonês por violações nas regulamentações – uma planta da National Beef na Califórnia e uma da Smithfield, na Pensilvânia.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) enviou recentemente relatórios sobre as descobertas das investigações nas duas plantas ao Governo do Japão. As descobertas incluem um erro de programação no sistema designado a computar a idade dos bovinos e um caso de erro humano, quando o trabalhador da fábrica empacotou a carne.

Os termos concordados pelos dois países limitam as importações de carne bovina para somente aquelas oriundas de animais com até 20 meses de idade.

Os inspetores determinarão se o Japão removerá as suspensões nas duas fábricas.

Além dessas 10 plantas, os inspetores japoneses também visitarão uma fábrica da Cargill em Dodge City,Kansas, que enviou 4,5 quilos de carne moida proibida no Japão no começo deste mês. Esse último incidente marcou a terceira vez que o estabelecimento da Cargill não cumpriu com os critérios de importação do Japão. A reportagem é do MeatPoultry.com.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress